O projeto de revitalização da área central de Sorocaba foi foco de uma reunião envolvendo a prefeita Jaqueline Coutinho com os secretários de Mobilidade e Acessibilidade (Semob) e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante; Planejamento e Projetos (Seplan), Fábio Martins; Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Mota, além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Mauri Pongitor. Também participaram do encontro engenheiros e arquitetos das pastas.
O objetivo da reunião foi apresentar à prefeita, que assumiu o cargo a quase trinta dias, os detalhes do projeto, assim como destacar os resultados obtidos com uma intervenção temporária implantada em fevereiro deste ano na região central.
Em fase inicial, a iniciativa municipal visa propor ações integradas que propiciem a recuperação, revitalização e a interrupção do processo de degradação da área central, através de intervenções no espaço construído para as funções pertinentes e, articulando, através de parcerias, para a elaboração de propostas que melhorem as condições urbanas na área central. O objetivo é recuperar áreas degradadas, melhorar a qualidade ambiental, alavancar a economia da região, promover a inclusão social, a requalificação de espaços públicos, a melhoria da mobilidade e o repovoamento do Centro.
O projeto de Planejamento da Área Central de Sorocaba está inserido no processo de Planejamento Urbano do município, baseado na Lei Municipal 11.022/2014, onde define normas urbanísticas que devem incentivar a manutenção da diversidade de usos, estimulando a permanência e ampliação dos usos residenciais verticalizados, com padrões de densidade compatíveis a mobilidade urbana e infraestrutura existente.
Ainda durante o encontro, os técnicos da Semob e Urbes apresentaram à prefeita Jaqueline Coutinho os detalhes do projeto de ampliação temporária das calçadas da rua da Penha no Centro de Sorocaba, implementado em fevereiro desta ano e que durou um mês. O projeto teve como objetivo de dar mais mobilidade aos pedestres e, na ocasião, foram colocados cones delimitando as vagas que eram destinadas aos estacionamentos dos veículos, à passagem dos pedestres, proporcionando assim mais espaço a quem transita a pé pelo local. A intervenção ocorreu no trecho entre os cruzamentos das ruas Miranda de Azevedo, Padre Luiz e Coronel Benedito Pires, em um total de 255 metros de extensão.
Equipes da Educação para o Trânsito da Urbes realizaram pesquisas no local, em dias e horários alternados para analisar a satisfação de quem utiliza o espaço. Alguns dos dados colhidos revelam que 70,6% gostariam que fosse permanente e 55,9% gostou do novo desenho da rua. No primeiro dia da ação, os dados revelaram que durante uma hora, a contagem de pedestres que passou pelo trecho foi de aproximadamente 2 mil pessoas. Outra informação importante obtida em pesquisa reforça a importância do projeto, 60% das pessoas que circulam a pé pelo Centro chegaram até o local de transporte coletivo.
A prefeita de Sorocaba destacou a importância de se aprofundar as discussões e estudos em torno do assunto e novas reuniões envolvendo os técnicos e representantes de entidades ligadas aos setores do comércio e população em geral deverão ser realizadas.