As produções audiovisuais são exibidas durante palestras do Centro de Valorização da Vida (CVV)
A conscientização dos jovens sobre a importância de dar voz a seus sentimentos, além de atentar para o reconhecimento dos sintomas que podem colocar uma pessoa no grupo de nível do suicídio, são o foco do projeto “Ouvidos Calados”. Contemplado com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc), em 2016, o trabalho deu origem a um documentário e a um curta-metragem que abordam com muita seriedade as questões que pautam a juventude contemporânea.
Em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), as produções já foram levadas a diversas instituições e, agora, contam com uma campanha de financiamento coletivo para exibição em todas as regiões do país.
Com depoimentos de pessoas e histórias sobre o tema, o documentário “Ouvidos Calados” mostra a importância de se buscar apoio. Já o curta-metragem de ficção “Revés de um parto”, apresenta a dor de uma mãe momentos antes do enterro do filho suicida. O diretor do projeto, Mauro Bapstella, explica que o contato com o CVV foi fundamental para obter informações que colaboraram com as produções. “O assunto é complexo e requer atenção para se comunicar com responsabilidade, ação que o CVV faz muito bem”, afirma Bapstella.
O CVV é uma associação civil filantrópica, sem fins lucrativos, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar. Os atendimentos são realizados sob total sigilo e anonimato, pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente nos 110 postos de atendimento distribuídos pelo Brasil, ou pelo site www.cvv.org.br[1], por chat e e-mail.
Premiado como melhor filme e melhor música no Festival de Cinema de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, as exibições de “Ouvidos Calados” começaram nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), e já foram levadas para instituições como o Instituto Sedes Sapientiae, Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) e Universidade de Sorocaba (Uniso). O documentário e curta-metragem estão disponíveis em DVD na Biblioteca Municipal de Sorocaba “Jorge Guilherme Senger”, acessíveis ao público. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em https://www.facebook.com/ouvidoscalados/[2].
Setembro Amarelo
A campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo”, associa a cor ao mês do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm intensificado ações para combater o suicídio. A UBS Laranjeiras, por exemplo, preparou um painel com um convite intitulado ‘Descubra quem é a pessoa mais importante de sua vida’, com a intenção de provocar nos usuários um olhar mais atento para si.
Em Sorocaba, a população pode buscar os serviços de saúde mental nas UBSs e CAPSs. O atendimento para a prevenção do suicídio acontece nos oito CAPSs que, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), possuem a missão de oferecer assistência às pessoas que apresentam transtornos mentais.