Projeto “Vizinhos Culturais” foi lançado em Sorocaba

Por: Thuanne Souza (Programa de Estágio)

Primeira ação será uma exposição de fotos que vai circular pelas cidades de Sorocaba, Votorantim, São Roque, Mairinque e Alumínio

Com o objetivo de fortalecer as ações culturais entre os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), foi lançado na quarta-feira (4) o projeto “Vizinhos Culturais” em reunião realizada no Chalé Francês, em Sorocaba, na qual participaram o secretário da Cultura e Turismo de Sorocaba, Werinton Kermes, além de representantes das cidades de Votorantim, São Roque, Mairinque e Alumínio.

Iniciativa surgida num encontro de agentes culturais da RMS, realizado no primeiro semestre de 2017, o projeto busca realizar um intercâmbio cultural e valorizar os artistas da região. “Essa é a realização de um sonho, pois através de muita conversa entre os agentes culturais das nossas cidades vizinhas, pensamos em nos unir e juntos levar as diversidades culturais para quem mais necessita, que é a população”, conta o secretário Werinton Kermes.

Ainda segundo Kermes, a reunião possibilitou a troca de novas ideias, nesse primeiro momento, entre as cinco cidades, trabalhando com a meta de oferecer à população uma produção artística diferente daquilo que ela já tem nas suas localidades, trazendo benefícios tanto para os que praticam, quanto para os que recebem. ” A arte é transformadora na vida das pessoas, estamos falando de qualidade de vida. A população que tem acesso à cultura é muito mais consciente e participativa. Quando o cantor sai da sua cidade e vai para uma outra, ele está abrindo o mercado, por exemplo, um cantor de Mairinque, todo mundo em sua cidade o conhece, mas em Sorocaba ele é uma novidade, e então, vamos fazê-lo ser reconhecido não só em Mairinque mas em toda a região e vice-versa”, explicou o titular da pasta.

O secretário de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim, Edson Cortez, reforçou a importância da parceria entre as secretarias. “A divisão geográfica não tem que ser uma divisão cultural, e estamos em municípios próximos, onde as pessoas transitam entre elas. Então agora vamos fazer a cultura também transitar entre as cidades. Essa é uma maneira inteligente de fazermos uma gestão dos recursos públicos, trabalhando com parcerias e fortalecendo a amizade entre os municípios”, contou.

Durante o lançamento, estiveram presentes também, Fernando Kitagawa, diretor do Departamento de Cultura de Alumínio; Sandro Rolim, diretor do Departamento de Cultura de Mairinque; e Mari Dineri Moraes de Camargo, chefe da Divisão de Cultura de São Roque.

Serão agendadas reuniões com os presidentes das Câmaras de cada região, para criação de um decreto específico do “Vizinhos Culturais”, e assim, o projeto ficará legalizado e poderá continuar nas próximas gestões.

 

A agenda

As ações do “Vizinhos Culturais” se iniciam com uma exposição de fotos antigas no dia 23 de abril na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. A mostra, que permanecerá 15 dias em cada município, terá como título “Um olhar aos anos 20 – Uma visão regional dessa década” e ressaltará a grande mobilização cultural que aconteceu à época no mundo, com Chaplin, Dadaísmo e Surrealismo, Art déco, Era do Jazz, Semana da Arte Moderna no Brasil, primeira transmissão de rádio e a quebra da bolsa de Nova York, enquanto nossa região caminhava à industrialização.

Já em maio haverá o Festival de Rock com a participação de cinco bandas, sendo uma de cada cidade, com apresentações aos sábados, criando um circuito entre os municípios. E, finalizando o semestre, acontecerá em junho o evento Sarau Cultural, que será apresentado em um único sábado em cada cidade. A agenda piloto tem o intuito de integrar, ao longo do tempo, as 27 cidades que compõe a Região Metropolitana de Sorocaba.

Tags:,