Os projetos pré-habilitados no edital 2016 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) serão divulgados na imprensa oficial desta sexta-feira (dia 9). A publicação ainda trará o resultado das interposições de recursos feitas pelos proponentes, com a nota final e a análise documental do projeto – deferido ou indeferido.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Linc é um mecanismo que tem por objetivo estimular projetos e ações de cunho cultural em Sorocaba, bem como ampliar e diversificar a produção, criar espaços, preservar o patrimônio cultural e promover as formas de circulação de bens culturais na cidade.
Para os projetos de 2016 serão disponibilizados R$ 810 mil do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Deste total, 20% custearão a categoria “Primeiros Projetos” e 80% os “Projetos Experientes”.
Dos 108 trabalhos selecionados inicialmente, 31 são da área de Música; 20 de Artes Cênicas; 19 de Formação Cultural; 14 de Letras; 10 de Cinema e Vídeo; 08 de Artes Visuais; 05 de Festivais Artísticos; e 01 de Patrimônio Histórico. Do total, 56 fazem parte da categoria “Projetos Experientes” e 52, da categoria “Primeiros Projetos”.
Cada projeto foi analisado integralmente por dois peritos. Entre os quesitos apurados estão: relevância cultural e/ou artística para o campo/área no qual se enquadra; clareza e consistência das informações; adequação dos objetivos à previsão orçamentária; plano de distribuição, capacidade de descentralização e acesso aos bens ou serviços culturais produzidos; exequibilidade dos prazos propostos no cronograma; qualificação do proponente e dos principais profissionais envolvidos; plano de divulgação e mobilização de público; e proposta de contrapartida e seu interesse público.
O jornal Município de Sorocaba pode ser conferido no Portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/[1]. Mais informações pelo telefone (15) 3212.7280 ou pelo e-mail linc@sorocaba.sp.gov.br[2].