Rappers do SNJ se apresentarão em Sorocaba neste sábado

 

Uma das bandas locais a se apresentar no Ocupação Jovem será “Wry”, que subirá ao palco às 16h

O Parque “Amedeo Franciulli”, no bairro Vitória Régia, receberá neste sábado (15), das 10h às 22h, as diversas atividades gratuitas do Ocupação Jovem. Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), uma das principais atrações do evento será a apresentação dos rappers do SNJ (Somos Nós a Justiça) – A Sigla, que subirão ao palco às 18h.

Fundado em 1996, o SNJ é considerado um dos principais grupos da cultura hip hop no Brasil. Recentemente lançou o seu novo álbum “Origens”. O grupo é formado por Cris Preta Feminina, Rebeld, Cabeça e Sombra.

A trajetória do grupo é marcada por shows em todo o país, com grandes sucessos como “Mundo da Lua”, “Viajando na Balada”, “Se tu lutas tu conquistas”, entre outros. Entre os prêmios, em 2001 foram indicados ao Vídeo Music Brasil (VMB) da MTV com o clipe “Viajando na balada”, e no mesmo ano ganhou o prêmio Hutuz como melhor grupo do ano.

 Bandas locais

Entre as atrações musicais, quem for ao parque poderá conferir ainda shows de grupo locais, como a Banda Voxx, Velotrol, Medrar e Wry. 

A Banda Voxx será a primeira a se apresentar no palco do Ocupação Jovem, às 10h. Formada por Lorena (vocal e guitarra base), Carl (guitarra solo e backing vocal), Bia (baixo) e Letícia (bateria), o grupo tocará clássicos do rock, no melhor modo do heavy metal, classic rock e alternativo, dos anos 1970 até a atualidade. Algumas bandas de influência e selecionadas para o repertório são: Bon Jovi; Red Hot Chilli Peppers; Muse; Black Sabbath; Joan Jett; Pitty; Guns n’ Roses; AC/DC; Metallica; The Offspring, entre outros.

Em seguida, às 12h, quem for ao Ocupação Jovem poderá conferir um show com a banda Velotrol. Formada por Rafael Corrêa (voz, violão e guitarra), Evandro Oliver (baixo) e Cezar Kotake (teclado), o grupo tem um repertório que abrange grandes bandas dos anos 1980, como New Order, Depeche Mode, Smiths, Cure e outras lendas dessa década. Tocam ainda muitas músicas do início dos anos 1990, com Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Green Day. A banda ainda toca música de bandas, como Creed, The Calling, Lifehouse, Coldplay, Matchbox 20 e U2, assim como novas tendências, como Florence and the Machine, Kate Perry, The Killers, Adele, entre outros.

À tarde, a partir das 14h, a banda Medrar se apresentará no evento. O grupo existe desde 2013 e é formado pelos músicos Ari Holtz (Baixo), Mya Machado (Voz), Sidan Rogoziński (Guitarra e Voz) e Zé Aquiles (Bateria) e desde então vem misturando poesia, rock, e outros elementos em suas músicas autorais.

Já às 16h, será a vez da banda Wry subir ao palco do Ocupação Jovem. Fundada em 1994, o grupo fez sucesso na cena paulistana independente até 2009, ano no qual anunciaram um recesso. O conjunto voltou neste ano com o EP Deeper in a Dream, lançado em fita cassete. Nele estão as faixas Everybody’s Dancing, Nossa História Começa Agora, Regresso, entre outras.  A banda é formada por: Mario Bross (vocal / guitarra); Luciano Marcello (guitarra); Renato Bizar (bateria); André Barbosa (bateria); Chokito (baixo) e William Leonotti (baixo).

 Outras atrações

O objetivo do Ocupação Jovem é possibilitar trocas, valorizar o jovem artista sorocabano, estimular a produção cultural e a sua visualização, além de ampliar o espaço de expressão cultural de forma democrática, focando principalmente a pluralidade de estilos e manifestações no Município.

Os jovens artistas expositores que participarão desta edição serão: Kleber Virtuoso e alunos da Coeso, Anderson Luiz Cunha e alunos da Coeso, Fernanda Fontes, Evandro Aranha, Ana Carolina Diniz, Vivian Barroso, Francinne Lopes, Bruno Waugan, Taynara Tavares e Renata Barbosa, Marina Ueda, Gih Cris, Dah Fiore, Kaline Nelika, Jorge Luiz Cerqueira Peixoto, Amanda Moretini, Bárbara Ariadene Trombini, Pedro Rafael, Danilo Gonzales, Beatriz Ferrão, Girls Rock Camp Brasil, Centro Acadêmico “Rubino de Oliveira” e Despertar das Flores.

Na programação especial preparada pela equipe da Coordenadoria da Juventude, o público poderá conferir ainda intervenções artísticas e oficinas. As pessoas também poderão brincar nas alturas numa tirolesa que permanecerá no Parque “Amedeo Franciulli” durante o evento.

As intervenções artísticas e esportivas ficarão por conta de cerca de 220 adolescentes que frequentam as oficinas gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Sorocaba nas unidades do Território Jovem. Ao longo do dia serão realizadas apresentações de Street Dance, Violão, Kung Fu, Parkour, Circo, Dança do Ventre, Grafite e Mangá dos bairros de Aparecidinha, Cajuru, Ipiranga, Iporanga 2, João Romão, Maria Eugênia e Nova Esperança.

De acordo com a Coordenadoria da Juventude, o Ocupação Jovem também terá apresentação de música e teatro com os jovens frequentadores do Clube do Nais e do DJ KDNB, um jovem artista voluntário.

Quem comparecer ao evento ainda poderá participar de atividades da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), como oficina de plantio e oficina de confecção de bijuterias feitas a partir do reaproveitamento de papeis, folhas de jornais ou revistas. Além disso, serão disponibilizadas 250 mudas de cinco espécies: araçá, goiaba, amora, ipê-branco e ipê-roxo. As espécies frutíferas são adequadas ao plantio em quintais e os ipês ao plantio em calçadas.

A garotada ainda poderá ter uma aula de skate com Alexandre Franja e participar da oficina de estêncil com o Coletivo Caixa Vermelha.

Além do caráter artístico e cultural do Ocupação Jovem, o evento também vai gerar renda a algumas entidades assistenciais da cidade. Quatro delas terão espaços para comercializar alimentos durante o evento: Adote Sorocaba, Céu Azul, Pastoral do Menor e Lua Nova.

O Parque “Amedeo Franciulli” está localizado na Rua José Martinez Peres, s/nº, no Vitória Régia, Zona Norte de Sorocaba.

 

Tags:, , , , , , , , , , ,