Reunião define detalhes do lançamento do Museu dos Esportes
Por: Nerci Marcello
Nesta quinta-feira (dia 12), uma reunião nas dependências do Jornal Cruzeiro do Sul, no bairro Altos da Boa Vista, tratou sobre o lançamento do Museu dos Esportes, um projeto da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMES), que tem o compromisso de resgatar a memória esportiva e mostrar por meio de fotos, troféus, medalhas e vídeos, as grandes conquistas e momentos de glórias de atletas e equipes de Sorocaba e região. O encontro foi comandado pelo secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, e recebeu personalidades que fizeram história no esporte da cidade. O local será um centro de visitação, exposição, preservação e pesquisa da memória esportiva, mas, além disso, servirá de elo entre passado e futuro.
Dirigentes e ex-atletas como o Panatlheta, Pedro Roberto Pereira de Souza, além de pessoas que marcaram a época no meio esportivo sorocabano, como os ex-jogadores Paraná e Odair Patriarca, que começaram no São Bento e chegaram a grandes esquipes do futebol brasileiro, inclusive na seleção brasileira, foram contribuir com o espaço. Gatãozinho, Candinho, Jabur, Elói (atual presidente do Panathlon), Esquerdinha e o árbitro Porangaba também marcaram presença pelo futebol.
O futsal esteve representado pelo ex-atleta Douglas, bicampeão mundial, que levantou o troféu de campeão em várias categorias do Cruzeirão, o maior torneio da modalidade do país. Bazzani, ex-atleta, também campeão do torneio, foi outro que prestigiou o lançamento.
Destacadas personalidades esportivas como Vanira, Vânia, Neidinha, Isabel e Tabajara (basquete), Ratão (handebol), Vlademir Juliano (boxe), Clóvis Granado (voleibol), Franja (Skate), além de pessoas que de alguma forma contribuíram para a história esportiva da cidade, deram suas opiniões e contribuíram com informações importantes de épocas antigas.
Simei Lamarca, que fez história no futsal, destacou a intenção de manter viva na memória de todos as conquistas de Sorocaba, tanto no futsal, como no futebol, basquete, voleibol, futsal, atletismo, natação e em qualquer modalidade esportiva e sugeriu a participação de qualquer cidadão. “Quem tiver material que possa ser utilizado no museu e tenha a intenção de fazer doação, pode entrar em contato com a Semes, o mais breve possível, pois a nossa intenção é fazer a inauguração no dia 15 de agosto, aniversário de Sorocaba”, finalizou o secretário. O Museu dos Esportes será instalado nas dependências do Palacete Scarpa, no Centro de Sorocaba.
Tags:Esporte, Esporte e Lazer