Saae esclarece sobre situação do abastecimento e alerta para estiagem

Por: Renato Monteiro

O diretor-geral do Saae de Sorocaba, Mauri Pongitor, participou, ao vivo, nesta sexta-feira (18) dos noticiários da TV TEM e da Rádio Cruzeiro quando falou da situação do abastecimento de água no município. A cidade tem sofrido com o longo período sem chuvas e com o excesso de consumo, decorrente das altas temperaturas registradas nos últimos dias. Durante sua participação nos noticiários, Mauri esclareceu sobre a situação das represas que abastecem a cidade e falou acerca do trabalho da autarquia, e da própria Prefeitura de Sorocaba, com o objetivo de minorar os efeitos do desabastecimento registrado, principalmente nas partes mais altas do município, nos últimos dias.

“Estamos sendo absolutamente transparentes. Queremos fazer chegar à população a informação correta e com rapidez”, destacou o diretor da autarquia. Mauri esclareceu que os problemas pontuais de desabastecimento têm sido consequência do excesso de consumo. “Estamos no limite da nossa capacidade de produção de água tratada, que é de 2.500 litros/segundo. Esse volume é suficiente para abastecer a cidade com tranquilidade em situações de consumo normal. Só que os dias quentes fizeram disparar o consumo e isso acaba refletindo nas áreas mais altas”, disse.

A situação das represas do Ferraz e Castelinho também é uma preocupação do diretor do Saae, principalmente por conta da falta de chuvas regulares. “Já são três meses desde a última chuva consistente. Em meados de julho tivemos uma chuva de 89 mm e mais nada. Só que o consumo, ou seja, a retirada de água bruta das represas, foi mantido e até aumentou por conta da demanda maior”, relatou Mauri, revelando preocupação.

Alertas pontuais diários

O diretor geral do Saae falou também da iniciativa da autarquia, em parceria com a Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura, de usar as redes sociais oficiais para lançar postagens de alerta sobre a tendência de desabastecimento de bairros ao longo do dia. “Conseguimos identificar essa tendência com alguma antecedência (entre uma hora e uma hora e meia) e providenciamos imediatamente a postagem desse alerta, exatamente para que as pessoas possam se precaver e, principalmente, colaborar evitando toda forma de desperdício de água. É uma prestação de serviço à população, que também disponibilizamos para a imprensa para que ela nos auxilie no trabalho de a informação chegar à população”, finalizou Mauri Pongitor.

Tags: