Sábado é “Dia D” de Multivacinação
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
As 31 UBSs estarão abertas das 8h às 17h
A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), prossegue com os preparativos para o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre neste sábado (24), das 8h às 17h, nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação realizada pelo Ministério da Saúde é voltada a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) e às crianças e adolescentes de 9 a 15 anos incompletos.
Para a ação deste sábado (24), a SES contará com a participação de 300 funcionários, distribuídos nas 31 UBSs. O objetivo é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualização da carteira de vacinação. A campanha teve início na última segunda-feira (19) e continua até o dia 30 de setembro.
A chefe da DVE, Renata Guida Caldeira, informa que a campanha ocorre normalmente e os insumos que serão utilizados no “Dia D” estão prontos. “Inclusive, ainda nesta semana faremos a divulgação da primeira prévia, quanto a esses primeiros dias de campanha”, adianta.
Em Sorocaba, a meta é atender 40.213 crianças de até cinco anos incompletos e, para o segundo grupo, 51.333. Todas as vacinas preconizadas pelo calendário nacional estão sendo atualizadas. Na ocasião são verificados, principalmente, os esquemas vacinais contra sarampo, caxumba, rubéola, tétano, difteria e HPV.
Neste ano, principalmente, as meninas estão sendo avaliadas em relação à vacinação contra o HPV. Quando implantada, houve muita procura pela faixa etária preconizada, mas depois uma queda. Nesta etapa da campanha de vacinação, a intenção é chamar essas meninas para que tomem a segunda dose e, assim, concluam o esquema vacinal.
A DVE ressalta a importância de as crianças e adolescentes serem levadas às UBSs de referência, próximas à respectivas residências, portando o cartão de vacinação. “Só assim o profissional da unidade poderá avaliar e verificar a necessidade de vacina, caso haja algum atraso”, complementa Renata.