Sábado é dia de comprar alimentos orgânicos no “Chico Mendes”

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Feirantes permanecem no parque ecológico das 8h às 12h

O consumidor sorocabano preocupado com a sua saúde e interessado em adotar hábitos mais saudáveis na alimentação podem comprar frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos na Feira de Transição Agroecológica e Orgânica, que é realizada em mais uma edição neste sábado (dia 6), das 8h às 12h, no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista. A entrada é gratuita.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Grupo de Articulação Regional da Feira Orgânica de Sorocaba (Garfos), a Feira de Orgânicos tem como objetivo principal o fortalecimento dos pequenos produtores locais e da região.

Os produtos orgânicos, além de cultivados sem agrotóxicos, possuem muito mais nutrientes e sabor. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), 64% dos alimentos estão contaminados por agrotóxicos no país. Além de fazerem mal à saúde, os agrotóxicos afetam o meio ambiente. Entre os alimentos com mais contaminação estão: pimentão (91,8%), morango (63,4%), pepino (57,4%), alface (54,2%), cenoura (49,6%), abacaxi (32,8%), beterraba (32,6%) e couve (31,9%).

81 produtos

Na feira, os sorocabanos podem encontrar 81 produtos saudáveis, entre frutas, verduras e legumes, inclusive bolos, pães, mel e ovos orgânicos de produtores de Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Iperó, Piedade e São Roque.

Além disso, os visitantes podem desfrutar de uma manhã ao ar livre no Parque Natural “Chico Mendes”, que oferece playground, pista de caminhada, sanitários, bebedouros, quatro quiosques para churrasco, mesas de piquenique, lago, vegetação e um viveiro de mudas.

Durante o evento, a Secretaria do Meio Ambiente também faz doação de mudas de árvores de espécies nativas, frutíferas e até ornamentais, conforme a disponibilidade, para serem plantadas em quintais e calçadas.

O Parque Natural “Chico Mendes” funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e está localizado na Avenida 3 de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. O local tem estacionamento gratuito na área externa. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1256.

Tags:, ,