Sábado tem Feira de Orgânicos com música e oficina de plantas comestíveis 

Neste sábado (27), das 9h às 13h, quem for ao Parque Natural “Chico Mendes”, além de poder adquirir diversos produtos na Feira de Transição Agroecológica e Orgânicos de Sorocaba, poderá participar de uma oficina gratuita de Plantas Não Convencionais Comestíveis e, ainda, prestigiar uma apresentação dos músicos João Leopoldo, Simone Sil e Godzila e Calango,  a partir das 10h.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Grupo de Articulação Regional da Feira Orgânica de Sorocaba (Garfos), a feira tem como objetivo desenvolver atividades de Educação Ambiental ligadas à alimentação saudável e à qualidade ambiental, além de fomentar a transição agroecológica e a produção de orgânicos em Sorocaba e região.

No local a população encontrará sete estandes de produtores de Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Iperó, Piedade e Itapetininga, com até 45 tipos de produtos diferentes, entre frutas, verduras e legumes, todos certificados como produtos orgânicos ou em processo de certificação.

Já a oficina de Plantas Não Convencionais Comestíveis acontece das 9h às 11h e busca promover o uso de plantas que são comumente consideradas como “daninhas”, ou popularmente chamadas de “mato”. Rústicas, que nascem de forma espontânea e cuja utilidade, na sua maioria, é desconhecida, elas podem ser utilizadas na alimentação pois possuem grande potencial para o enriquecimento da dieta e melhoria de renda das comunidades. 

Durante a atividade, os participantes trocarão experiências, visitarão uma exposição sobre plantas não convencionais alimentícias e conhecerão as formas de usá-las. Uma visita aos espaços do Parque “Chico Mendes” oferecerá, ainda, a oportunidade de ver como são cultivadas. Os interessados na atividade poderão se inscrever momentos antes do seu início.

O “Chico Mendes” está localizado na Avenida 3 de Março, 1025, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo e-mail educachicomendes@gmail.com.

 

Sobre os músicos

 

João Leopoldo é pianista, arranjador e compositor, formado pelo Conservatório Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí (SP). Já abriu shows e tocou ao lado de grandes nomes da MPB, como Eduardo Dussek e Jane Duboc, além de personalidades internacionais. 

Com três discos lançados de forma independente e uma turnê em 2011 pela Europa, o músico apresentou-se em diversos bares e centros culturais em Portugal, Itália e Inglaterra.

Além disso, já participou e ganhou alguns festivais de música do Brasil, como Mapa Cultural Paulista e Festival Livre de Música, e se apresentou em importantes espaços e eventos de blues e jazz.

Atualmente divide palco com a cantora e pianista Cida Moreira no espetáculo “Canções Fatais”, relendo a obra passional do tenor trágico Vicente Celestino, e está com seu espetáculo “Dolores in Blues”, onde apresenta o repertório de Dolores Duran adaptado para o gênero Blues/Jazz acompanhado de sua banda.

 

Godzila e Kalango

 

Dupla do underground sorocabano, que desde 1997 leva Raul Seixas, Zé Ramalho e Chico Science, além das músicas próprias que já caíram na boca da galera, como “Down Careta” e “Luneta Coração”.

A dupla é composta por Gustavo Godzila, compositor e poeta sorocabano conhecido por seus versos ácidos, carregados de ironia, e por João Kalango, cantor e músico autodidata, também vocalista da banda Forró Maromba. Seus shows são carregados de urbanismo e regionalismo devido às diversas vertentes dos artistas.

 

Simone Sil

 

Depois de iniciar a carreira artística aos 16 anos, tocando guitarra e fazendo backing vocal, cursou Violão Erudito no Conservatório Musical “Dr. Carlos de Campos” e fez Canto e Educação Musical para potencializar sua habilidade e talento. 

Entre importantes encontros dos quais participou, Simone Sil fez apresentações marcantes, como a abertura do show de Belchior e foi atração na recepção do príncipe e princesa da Dinamarca, num evento no Jockey Club, em São Paulo (SP).

Tags:, , , , , , , , , , ,