Sábado tem MPB na Biblioteca Infantil
Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
Música e descontração marcam os encontros musicais realizados aos sábados na Biblioteca Municipal Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Há 11 anos, a Secretaria da Cultura (Secult) decidiu criar um espaço para valorização dos músicos locais e assim nasceu o “Encontros com o Choro”. Para edição deste ano, o projeto foi ampliado e ganhou o nome de “Encontros com a MPB”.
“O repertório brasileiro é muito variado e a mudança surgiu naturalmente”, comenta o diretor da biblioteca, José Rubens Incao. Para este sábado, o tema escolhido foi Raul Seixas. A apresentação é das 10h às 12h, mas quem quiser acompanhar o ensaio está convidado, basta chegar às 9h.
Quem vai comandar o show é o grupo “Entre Amigos” que é formado por Augusto Arruda (violão), Manoel Moreno (bateria), Gustavo Arruda (baixo), Joaquim (cavaquinho) e Ite (pandeiro). Estão confirmadas as presenças dos cantores convidados Beto Costa, José Moreira e Fátima Silveira.
A Biblioteca Infantil Municipal está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. A entrada é gratuita.
Toca Raul!
Raul Santos Seixas nasceu em Salvador, Bahia, em junho de 1945 e seu primeiro LP foi “Raulzito e os Panteras”, em 1968. Depois veio “Sociedade do Grã-Ordem Kavernista”, produzido e lançado em 1971 sem autorização da gravadora. Em 19373, conhece Paulo Coelho, com quem viria a fazer uma das maiores parcerias do rock brasileiro. A dupla é responsável por sucessos como: Gita, Sociedade Alternativa, Como vovó já dizia, dentre outros. Com Gita, em 1974, ganha o disco de ouro.
Os sucessos se sucedem com os Lps: “Novo Aeo” e “Há dez mil anos atrás”, ambos em 1975. Depois vieram: “O dia em que a Terra parou (1977)”, “Mata virgem (1978)”, “Por quem os sinos dobram (1979)” e “Abre-te Sésamo” (1979), este último com a censurada “Rock das Aranha”. Na década de 1980, lançou livro (“As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor””, participou do especial infantil na Rede Globo (“Plunct Plact Zum), e lança o LP “Metrô Linha 743”.
Então começam os problemas de saúde, e mesmo assim Raul ainda, em 1987, grava o LP “Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum” e ganha seu terceiro disco de ouro. Com o também baiano Marcelo Nova, vocalista da banda Camisa de Vênus, em 1989 grava “A Panela do Diabo” e a dupla faz uma série de mais de 50 shows pelo país. O LP é lançado no dia 19 de agosto e Raul morre dois dias depois.
Tags:Biblioteca Infantil, Choro, Cultura, MPB