Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/samu-de-sorocaba-participa-de-resgate-em-capotamento-na-castelo-branc/
Acessado em: 05/03/2024 - 05h35

Samu de Sorocaba participa de resgate em capotamento na Castelo Branco

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Sorocaba colaborou no resgate das vítimas de um acidente registrado na manhã desta terça-feira (10) na rodovia Presidente Castelo Branco, em São Roque. Uma van com nove pessoas capotou em frente ao Catarina Outlet.

Segundo o SAMU, das nove vítimas, duas não tiveram lesões, quatro foram encaminhadas para o hospital de São Roque, duas para o CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba) e uma em estado grave encaminhada ao Hospital das Clínicas em São Paulo com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar.

Durante o resgate, foram utilizadas duas viaturas do SAMU, uma beta (suporte básico sem médico) e uma alfa (UTI móvel com médico). A vítima grave foi intubada pela equipe da alfa antes do Águia chegar.

Segundo a coordenadora do SAMU e médica responsável pelos atendimentos, Kátia Kaam Salvestro, o maior desafio em acidente de múltiplas vítimas é realizar a triagem, tratamento e transporte de maneira que sejam plenamente atendidos. “Foi necessário comando, comunicação e controle. Nossa equipe participa de inúmeros treinamentos para atender esses acidentes com sucesso”, ressalta.

As equipes de Sorocaba foram compostas pelos condutores socorristas George Camargo e Eduardo Batista; a técnica de enfermagem Cibele Cesar; a enfermeira Gislene Vicentin e a médica Kátia Kaam Salvestro.