Santa Casa inicia construção de casamata

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Prazo para conclusão da obra é de 180 dias; e outros 90, para instalação de equipamentos

 

Uma reunião da manhã desta quinta-feira (2), entre representantes da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba e do Ministério da Saúde, deu início ao processo de construção da casamata para abrigar um acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de radioterapia para pacientes com câncer.

Com um valor estimado em R$ 2,5 milhões, a casamata será construída com recursos do Governo Federal, que vai arcar também com o custo do equipamento. O município, por meio da Santa Casa, está cedendo o terreno.

A contar desta quinta-feira (2), o prazo de construção das obras será de 180 dias, como prevê o próprio edital, além de outros 90, para a instalação de equipamentos e início de atendimento.

Participaram do encontro, o gestor do Hospital Santa Casa de Misericórdia, José Luiz Pimentel; o engenheiro responsável pelo setor de tecnologia, João Racy Neto; representantes da empresa vencedora da licitação, a JC Construções Prediais, e do grupo técnico que fará todo o acompanhamento dos trabalhos.

No mês passado, a Prefeitura fez a demolição de um espaço onde funcionava um ambulatório de especialidades médicas. A casamata terá 226 m² de área construída.

De acordo com Pimentel, a construção da casamata faz parte do Plano Nacional de Expansão em Radioterapia. “A construção está autorizada por todos os órgãos competentes e o prazo de 180 dias começa a contar a partir de hoje”, reitera.

O gestor da Santa Casa disse ainda que o projeto executivo da obra foi entregue nesta quinta-feira (2) e a empresa terá dez dias para as especificações, bem como para apresentar o engenheiro responsável. Pimentel explica ainda que parte do equipamento, como a base dele, será instalada no decorrer da obra. “As paredes da casamata terão cerca de um metro de meio de concreto”, disse.

Atualmente, o hospital conta com um equipamento de cobalto, que é eficiente, mas a tecnologia do acelerador é mais atual e vai possibilitar aumento nos atendimentos.

Em média, 400 pacientes fazem tratamento de câncer por mês na Santa Casa. Destes, 60% são moradores de 48 municípios da região de Sorocaba. “Nossa meta é duplicar o número de atendimentos desse pacientes”, conclui Pimentel.

Na ocasião, o gestor da Santa Casa reforçou que essa obra não tem ligação com a construção da casamata pela Irmandade que administrava o hospital anteriormente, edificada fora dos padrões.

Tags:, ,