Santa Casa realiza evento para destacar importância da doação de órgãos

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

Setembro é o Mês da Doação de Órgãos e para marcar esta campanha nacional de incentivo à doação de órgãos e tecidos para transplante , a Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHTs) da Santa Casa de Sorocaba realizou na tarde desta quinta-feira (17), no auditório do hospital, um encontro sobre o tema, que contou com palestras, apresentação do trabalho realizado pela equipe e também com o depoimento de um receptor de córneas.

“O Estado de São Paulo é responsável por 30% da captação de órgãos de todo país. A Santa Casa de Sorocaba possui uma equipe especializada que faz a abordagem de pacientes ou seus familiares 24 horas, incentivando a doação de órgãos e tecidos. Então, este evento teve também como objetivo divulgar este trabalho e conscientizar as pessoas sobre a importância deste ato, para que ele se intensifique cada vez mais”, comentou o gestor geral da Santa Casa, José Luiz Pimentel.

O evento, dirigido a profissionais da área, foi aberto por Pimentel e pelo médico Luiz Otsubo, da coordenação da CIHTs. Eles citaram que a Santa Casa de Sorocaba faz a captação de órgãos e tecidos e comunica a Central Estadual de Transplantes. A lista de espera é nacional. A Santa Casa conta ainda com uma sala específica, mantida pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), para a captação de córneas.

Em seguida, o enfermeiro João Luiz Erbs Pessoa, da Central de Transplante do Estado de São Paulo, fez palestra sobre o “Panorama atual dos transplantes do Brasil e em São Paulo”. A outra palestra abordou o tema “Atualização em transplantes de córneas”, por Nicolas Cesário Pereira, do BOS.

Tags:,