Santa Casa se prepara para construção de casamata

Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Eduardo Santinon

Hospital iniciou demolição de área que vai abrigar o acelerador linear usado em radioterapia

Desde 2012, o Ministério da Saúde negocia com a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba a construção da casamata para abrigar um acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de radioterapia para pacientes com câncer. O Estado financiará a obra e o aparelho, sendo de responsabilidade do hospital a liberação de um espaço para a construção.

Após publicação no Diário Oficial da União, o hospital começou, na semana passada, a demolição de um espaço onde funcionava um ambulatório de especialidades médicas. O serviço deve ser finalizado até a próxima semana, para que sejam iniciadas as obras da casamata, que terá 226 m².

Segundo o gestor do hospital, José Luiz Pimentel, os pacientes serão beneficiados com o equipamento. “Nós possuímos, atualmente, um equipamento de cobalto, que é muito eficiente, mas a tecnologia do acelerador é mais atual e vai possibilitar um aumento nos atendimentos”, ressalta.

Em média, 400 pacientes fazem tratamento de câncer por mês na Santa Casa. Destes, 60% são moradores de municípios da região de Sorocaba “O benefício não será apenas para a população que reside aqui, mas ainda não dá para dizer em números quantas pessoas a mais poderão receber tratamento”, reforça Pimentel.

No dia 2 de junho será realizada uma reunião entre administração do hospital, engenheiros da empresa que venceu licitação para construir a Casamata e engenheiro do Ministério da Saúde. O objetivo é discutir quanto ao prazo de conclusão da obra.

O gestor da Santa Casa reforça que essa obra não tem ligação com a construção da casamata pela Irmandade que administrava o hospital anteriormente, edificada fora dos padrões.

Tags:, ,