Santa Casa terá 30 novos leitos a partir de 1º de julho

Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Eduardo Santinon

Espaços serão destinados a pacientes de emergência, atendidos no pronto-socorro do hospital. Medida será adotada durante o inverno, época de maior incidência de doenças pulmonares

A Santa Casa de Misericórdia disponibilizará, a partir do dia 1º de julho, 30 novos leitos para atendimento aos pacientes de emergência do pronto- socorro da unidade. Os espaços funcionarão no primeiro andar do prédio, por 60 dias. A medida, de acordo com o gestor do hospital, José Luiz Pimentel, vai auxiliar durante o período de inverno, estação do ano de maior incidência de gripe e doenças pulmonares.

“A intenção é dar vazão às Unidades de Pronto Atendimento (UPHs), que também terão leitos disponíveis, mas, desta maneira, mais pessoas serão atendidas diretamente no hospital”, frisa.

Para prestar esse atendimento, ainda segundo Pimentel, serão contratadas equipes temporárias de médicos e enfermeiros. Conforme ele, cada paciente internado custa, por dia, uma média de R$ 1.100,00. Sendo assim, a prefeitura investirá, durante os 60 dias em que os leitos estarão em funcionamento, cerca de R$ 2 milhões. “Nesse valor estão incluídas as equipes médicas, medicamentos, exames, materiais e os mobiliários alugados”, explica.

Conforme o gestor, uma parte dos leitos já era da Santa Casa e a outra foi emprestada do Conjunto Hospitalar. De acordo com ele, os mobiliários que compõem os leitos foram alugados. “As cadeiras, escadas para subir na cama, criado-mudo e o suporte de soro foram alugados também por 60 dias”, ressalta.

O espaço no primeiro andar do pronto-socorro, no qual serão instalados os leitos, não vinha sendo utilizado. Segundo Pimentel, o andar estava em reforma, contratava por meio de recurso da Caixa Econômica Federal para a Irmandade da Santa Casa – que administrava o hospital antes da Prefeitura assumir a gestão -, e será liberado por conta da situação emergencial.

Tags:, ,