Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/saude-divulga-novos-numeros-da-dengue-e-as-medidas-adotadas-para-otimizar-o-atendimento-dos-casos/
Acessado em: 19/05/2024 - 05h24

Saúde divulga novos números da dengue e as medidas adotadas para otimizar o atendimento dos casos


 

Confirmado o primeiro óbito pela doença na cidade neste ano.

 

 

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (18), o secretário da Saúde de Sorocaba, Francisco Antônio Fernandes, e a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, apresentaram o novo Boletim Epidemiológico da Dengue e da Febre Chikungunya. De acordo com os dados atualizados, o número de casos confirmados de dengue em Sorocaba neste ano subiu para 2.424, sendo 2.346 autóctones (96,8%) e 78 importados (3,2%). Também foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz o primeiro óbito pela doença na cidade; outros quatro ainda estão sob investigação. Sobre a Chikungunya, ainda não há nenhum caso registrado.

Deste total, 2.069 casos foram confirmados com a realização de sorologia e 355 pelos sintomas e estado clínico apresentados, além da presença de vínculo epidemiológico.

De acordo com Fernandes, a Divisão de Zoonoses da SES continua encontrando grande quantidade de criadouros do mosquito nos imóveis, favorecendo a alta infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade. “Por isso, reforçamos a necessidade de cada cidadão monitorar sua residência e local de trabalho, eliminando recipientes com água parada e tratando os criadouros que não possam ser eliminados com sabão em pó ou detergente, para evitar a proliferação do mosquito. É só eliminando os criadouros e combatendo o Aedes aegypti que vamos evitar o aumento dos casos”, comentou o secretário.

Algumas medidas já foram tomadas no último fim de semana prolongado de Carnaval visando a melhoria e mais agilidade no atendimento dos casos: reforço de funcionários na recepção principal da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte; realização do hemograma na própria UPH ZN desde sábado (14); início dos trabalhos da metade dos profissionais de saúde contratados emergencialmente; e a abertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Fiori no sábado e domingo (dias 14 e 15), das 7h às 19h em ambos os dias. “Nestes dois dias, a UBS atendeu 131 casos suspeitos de dengue e 21 exames foram colhidos”, disse Fernandes. “Iremos abrir outras UBSs nos próximos fins de semana, conforme necessidade e planejamento da SES”, completou o secretário. Além disso, os três nebulizadores que serão acoplados em caminhonetes já foram comprados pela SES e devem chegar até sexta-feira (20).

 

Sábado: Dia D – Sorocaba Contra a Dengue

 

A Prefeitura de Sorocaba está mobilizando voluntários de clubes de serviços, entidades, ONGs, estudantes, igrejas, sindicatos e outros grupos da sociedade civil organizada para somar ao time de servidores municipais na grande ação denominada “Dia D – Sorocaba Contra a Dengue”. A operação será realizada no próximo sábado (21), das 8h30 às 13h, com o objetivo de conscientizar mais uma vez a população sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

O engajamento de servidores municipais de diferentes esferas e de outros setores da sociedade é feito para potencializar o evento, que acontecerá em pontos estratégicos da cidade, com grande volume de pessoas e trânsito de veículos. “É nosso dever despertar o mais arraigado conceito de cidadania em cada um dos sorocabanos nesta verdadeira guerra contra a dengue”, disse o prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

Materiais informativos serão distribuídos por equipes que estarão em 54 pontos estratégicos da cidade, numa atuação cujo impacto será ampliado a partir da ação paralela na imprensa e mídias sociais, bem como a mobilização territorial de contenção e prevenção da dengue com arrastões, bloqueios e nebulização por equipes da Prefeitura. 

Além disso, no mesmo dia, três bairros da cidade receberão a operação especial contra a dengue, a partir das 9h: Parada do Alto, Vila Gabriel e Nova Esperança.