Seaban realiza atividade de educação nutricional

Por: Bruno Rodrigues

A Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), por meio da Seção de Alimentação Escolar, realizou nesta segunda-feira (8) a atividade de educação nutricional “Se arriscando em novos sabores” na unidade escolar “Miguel Cheda” (CEI-18), na Vila Olímpia, zona norte da cidade. A ação aconteceu na Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil.

De acordo com a supervisora de Alimentação Escolar e nutricionista, Milene Barcelos, as crianças costumam se sentir mais seguras ingerindo alimentos já conhecidos e só saberão se gostam ou não de determinado alimento se arriscando e provando novos sabores. “Quando as crianças se deparam com uma mesa cheia de alimentos desconhecidos, os níveis de ansiedade se elevam e ela pode se recusar a provar esses alimentos. No entanto, a cada nova exposição, a criança vai se dessensibilizando e se sentindo confortável para experimentar novos alimentos.” explica.

Se a criança é exposta a novos alimentos com frequência, ela acaba tendo um repertório alimentar mais ampliado e deixa de usar a terrível fala habitual dessa fase: não gosto. Uma boa dica para estimular a aceitação é envolvê-los nos processos de compra e preparo dos alimentos que, além de proporcionar momentos gostosos em família, despertam nas crianças o interesse em experimentar as receitas que elas ajudaram a confeccionar.”, completa.


O objetivo da atividade é incentivar os estudantes a experimentarem os novos alimentos, a fim de melhorar a aceitação das preparações oferecidas no cardápio. 
Durante a atividade foi apresentada um desenho animado que encoraja os alunos a experimentar novos alimentos intitulada ‘Tem gosto para tudo’ – Meu Amigãozão. Em seguida, os alunos foram acompanhados até o refeitório e incentivados a comer o lanche composto por torta de queijo muçarela com legumes, tais como cenoura e abobrinha, além de suco de abacaxi.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: