A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Administração (Sead), e a pedido da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), recebeu na manhã desta segunda-feira (04) os envelopes de Habilitação Técnica e de Proposta de Preço da licitação para implantação do Parque Municipal “Ives Ota”. Duas empresas entregaram a documentação para realização do serviço.Esporte
Parque I
A intenção é que o espaço público de esporte e lazer seja montado em uma área na Rua Ibiúna, entre os Jardins Leocádia, Morumbi I, II, III e IV e Iguatemi. O valor da licitação, do tipo menor preço, é de R$ 195.334,81.
De acordo com a Comissão Permanente de Licitações (CPL) da Sead, os documentos foram juntados ao processo para posterior julgamento. Os envelopes de propostas foram devidamente lacrados pela Comissão.
De acordo com o Termo de Referência do edital, o parque contará com academia ao ar livre, em área de 100 m², pista de skate com 195,17 m² e de caminhada, com 216,60 m². A Semes ainda prevê dotar o espaço de infraestrutura para o esporte educacional, a fim de atender, sobretudo, munícipes daquela região da cidade. Está previsto ainda o plantio de grama esmeralda no entorno das benfeitorias.
Os recursos para execução do empreendimento são de emenda da deputada federal Keiko Ota, mãe de Ives. Os pagamentos dependem de prévia autorização da Caixa Econômica Federal (CEF).
Em 30 de agosto de 1997, Ives Ota, então com 8 anos de idade, foi assassinado com dois tiros pelos seus três sequestradores, dentre os quais dois ex-seguranças de seu pai, o comerciante Massataka Ota. O sequestro aconteceu na Zona Leste de São Paulo, no dia anterior à morte, e os acusados foram depois condenados.
O caso ganhou repercussão nacional e o casal criou um instituto que leva o nome do filho. A ONG realiza palestras e oferece orientação a crianças, jovens e famílias vítimas da violência.