Sebrae móvel atende 23 MEIs na Casa do Cidadão Ipiranga

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

A unidade móvel do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), que esteve durante esta segunda-feira (26), na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga, atendeu 23 Micro Empreendedores Individuais (MEI). Gratuita, a iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e a regional Sorocaba do Sebrae-SP.

Desde maio deste ano, as Casas do Cidadão têm recebido a unidade móvel em datas programadas para atendimento aos micro e pequenos empresários. Em outubro, o atendimento será nas Casas do Cidadão do Éden e Vila Hortência, respectivamente, nos dias 17 e 24 (segunda-feira). Os empreendedores sorocabanos serão atendidos sempre das 10h às 16h, por ordem de chegada e não há necessidade de agendamento prévio.

Emissão do Boleto de Declaração de Arrecadação (DAS), Declaração de Imposto de Renda relativo ao ano de 2015, abertura e formalização de empresas e ainda informações sobre os cursos do programa SuperMEI. Essas foram as principais questões e dúvidas apresentadas pelos pequenos empreendedores que estiveram na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga.

A unidade móvel

O Sebrae Móvel é um escritório itinerante, montado num veículo personalizado e dotado de toda estrutura para suporte oferecido pelos analistas. Nele é possível fazer consultas técnicas sobre gestão, obter informações sobre formalização do negócio e, ainda, entre outros atendimentos, ter as dúvidas esclarecidas.

O atendimento também é voltado aos futuros empreendedores que têm dúvidas sobre abertura de empresa e para aqueles que já formalizados. A unidade móvel conta com internet móvel, celular, notebooks, impressora, rede wi-fi, TV de LED, mesas e cadeiras. Para atender os munícipes, a unidade ainda tem o apoio de funcionários da estrutura do Espaço Empreendedor, ligado à Sedet.

SuperMEI

A iniciativa oferece gratuitamente soluções integradas e simultâneas (gestão, conhecimento técnico, acesso a crédito e a mercado), com o objetivo de melhorar a competitividade e o fortalecimento desses empreendedores. A carga horária varia de 30h a 50h, dependendo do curso escolhido pelo empreendedor.

A proposta do programa abrange treinamento em áreas como Agricultura, Alimentos e bebidas, Artesanato, Automotivo, Beleza, Comércio varejista, Construção civil, Couro e calçados, Informática, Eletroeletrônica, Eventos, Madeira, Metalmecânica, Serviços diversos, Serviços domésticos, Turismo e Vestuário.

Todos os Micro Empreendedores Individuais (MEI) de Sorocaba, podem participar dos cursos. A programação dos próximos cursos fica disponível no portal http://supermei.sebraesp.com.br/ .

Tags:, ,