Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sebrae-movel-estara-nas-casas-do-cidadao-as-quartas-feiras/
Acessado em: 29/11/2022 - 14h36

Sebrae Móvel estará nas Casas do Cidadão às quartas-feiras

Atendimento agora tem data fixa e começa esta semana pela unidade localizada na Avenida Ipanema

Numa parceria entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) da Prefeitura de Sorocaba e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), a unidade móvel do Sebrae estará numa das seis Casa do Cidadão – sempre às quartas-feiras (CC) – para atendimento a empreendedores e empresários. A iniciativa começará nesta quarta-feira (10) pela Casa do Cidadão Ipanema, com atendimento das 10h às 12h e das 13h às 16h.

O Sebrae Móvel é um veículo personalizado e equipado com instrumentos necessários para a realização de atendimentos presenciais, individuais e coletivos, exclusivamente por funcionários do Sebrae-SP. O público-alvo são os empresários de micro e pequenas empresas (MPE), os Microempreendedor Individual (MEI) e demais empreendedores interessados em montar seu próprio negócio.

Desde o início do ano, a unidade móvel tem operado nas Casas do Cidadão, mas em datas aleatórias. “Não tinha uma data fixa, agora a agenda está definida até o final do ano, sempre às quartas-feiras. A ideia é regressar a uma mesma unidade a cada três meses, no máximo”, explica Fabrício César Mena, responsável palas Casas do Cidadão localizadas nas Zonas Oeste e Norte de Sorocaba.

No próximo dia 17 de junho, o Sebrae Móvel estará na Casa do Cidadão Ipiranga e, na semana seguinte, no dia 24 do mesmo mês, na unidade do Éden. A unidade móvel do Sebrae-SP tem condição de atender a vinte empresários, além de pessoas físicas querendo se formalizar. “Essa ação com o Sebrae é importante. A parceria é de longa data, inclusive em outros tipos de atividades conjuntas já realizadas, como palestras nos auditórios das Casas do Cidadão”, acrescenta Fabrício.

 

Três novos serviços

Também começam a funcionar nesta segunda-feira (8), nas seis unidades da Casa do Cidadão, três novos serviços que, até então, só podiam ser solicitados via Protocolo Geral do Paço Municipal.

Um deles é a requisição de medicamentos de alto custo e equipamentos de saúde. Para tanto, é necessário que o requerente apresente cópia do CPF, do RG, do Cartão do SUS, do comprovante de endereço e do pedido médico.

Para ter acesso ao benefício da Lei Gemelar, é preciso apresentar cópia do Cadastro Único, obtido na Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua Santa Clara, 116 – Centro – próximo ao Terminal de ônibus São Paulo), residir em Sorocaba há mais de dois anos, apresentar cópias do CPF e RG da mãe ou pai das crianças, certidão de nascimento dos gêmeos, carteira de vacinação dos gêmeos, além de comprovante de endereço atual e anterior que comprovem que os pais moram há pelo menos dois anos na cidade.

Ainda é possível solicitar poda ou corte de árvore, mediante a apresentação de cópias do CPF, RG, CNPJ (no caso de empresa), da matrícula do imóvel atualizada, da capa e contracapa do carnê de IPTU, além de autorização do proprietário do imóvel no caso do solicitante não ser o mesmo. Em se tratando de locatário, providenciar os documentos acima citados acrescidos de comprovante de residência do solicitante, autorização do proprietário do imóvel e cópia do RG do solicitante. Mais informações pelo link http://www.meioambientesorocaba.com.br/Pagina.aspx?pg=96

 

Procon

O Procon também está ampliando seu atendimento nas Casas do Cidadão. Além de operar nas unidades Nogueira Padilha e Ipanema, a partir desta segunda-feira (08) o órgão de defesa do consumidor também está prestando serviços na unidade localizada na Avenida Itavuvu. Nesses três locais, o serviço de proteção ao consumidor está disponível das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A oferta do serviço nas Casas do Cidadão é uma forma de agilizar o atendimento e facilitar a vida do consumidor. Outra opção é ir diretamente à unidade principal do Procon Sorocaba, na Rua Nogueira Martins, 513, próximo à Rodoviária. O funcionamento é das 8h às 15h. Na Zona Sul, o Procon funciona no prédio onde está instalada a Justiça Federal (Antigo Shopping M), no Campolim, e o atendimento é feito das 9h às 17h.

Outra facilidade disponível ao consumidor, caso queira registrar uma reclamação sem a necessidade de comparecer a uma das unidades do Procon, é pelo site www.consumidor.gov.br, endereço eletrônico que também está disponível em link no portal www.sorocaba.sp.gov.br 

Neste caso, o cidadão precisa preencher um formulário descrevendo o problema e acompanhar on-line o andamento do caso. Se não houver solução em dez dias, o Procon realiza a mediação do conflito.

 

 

Endereços das Casas do Cidadão:

 

Casa do Cidadão Ipanema

Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena

Telefone: (15) 3313.1112/3223.3777

 

Casa do Cidadão Itavuvu

Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras

Telefone: (15) 3226.8192/ 3226.8157

 

Casa do Cidadão Éden

Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 180, Éden

Telefone: (15) 3335.3480

 

Casa do Cidadão Ipiranga

Rua Estado de Israel, 424, Jardim Ipiranga

Telefone: (15) 3229.2950

 

Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias

Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias

Telefone: (15) 3236.4371/3236.4295

 

Casa do Cidadão Nogueira Padilha

Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

Telefone: (15) 3233.9975