Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sebrae-movel-faz-media-de-dez-atendimentos-nas-casas-do-cidadao-as-quartas-feiras/
Acessado em: 17/06/2024 - 23h16

Sebrae Móvel faz média de dez atendimentos nas Casas do Cidadão

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi - alombardi@sorocaba.sp.gov.br

Serviço é gratuito e ocorre das 10h às 12h e das 13h às 16h. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Gestão e o Sebrae-SP

A cada quarta-feira, a unidade móvel do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) tem estado numa das seis Casas do Cidadão, numa parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) da Prefeitura de Sorocaba. Nesse dia da semana a unidade móvel atende das 10h às 12h e das 13h às 16h, conforme agenda definida previamente, e tem realizado, em média, dez atendimentos por dia.

O público-alvo é formado por micro e pequenos empresários (MPE), microempreendedores individuais (MEIs) e demais empreendedores interessados em montar seu próprio negócio. “Em geral, as pessoas nos procuram para esclarecimentos de dúvidas, sobretudo quanto aos procedimentos para abrir uma empresa. Ainda oferecemos cursos e palestras, seja pago ou gratuito, que podem potencializar os negócios ou mostrar como montar a empresa”, destaca Isabel Janaina Soares, gestora do Sebrae Móvel de Sorocaba.

Nesta quarta-feira (8), o Sebrae Móvel esteve na Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias mas a chuva atrapalhou o movimento, pois até as 15h duas pessoas procuraram atendimento. “Quando chove, vira dia atípico”, confirma o analista do Sebrae, Eduardo Flud, encarregado de atender os interessados. O veículo personalizado e equipado com instrumentos necessários para a realização de atendimentos presenciais fica estacionado na frente da Casa do Cidadão. “Isso ajuda, porque tem muita gente que não sabe do serviço e ao ver a van resolve parar para conferir”, frisa Neli Santos, auxiliar administrativa da Casa do Cidadão.

Foi o que aconteceu com a comerciante Ingrid Cristina Fernandes, 27 anos, que tem uma lanchonete em Brigadeiro Tobias. “Não é de hoje que quero ir até o Sebrae. Aí, vi o carro e resolvi dar uma passada para conferir e saber detalhes sobre MEI”. A comerciante deixou o veículo interessada em fazer o curso Transforme suas ideias em modelos de Negócios. “Quero dar outro rumo e expandir o meu negócio. A expectativa é grande, pois intenção e vontade de trabalho eu tenho. Falta apenas a segurança de como agir, pois tenho dificuldade de me organizar quanto empresa”, revela.

Agenda

Desde o início do ano, o Sebrae Móvel tem operado nas Casas do Cidadão, mas em datas aleatórias. Porém, desde o início de junho começou a funcionar em datas fixas. “Desde então, o maior número de pessoas atendidas num mesmo dia ocorreu na unidade Ipiranga, onde houve doze atendimentos”, relembra Isabel, isso no último dia 17 de junho.

Na próxima semana, o Sebrae Móvel estará de novo na Casa do Cidadão Ipiranga, no dia 15. Depois, será a vez da unidade Ipanema, no dia 22, e do Éden, no dia 29 de julho. A SPG destaca que a agenda de atendimentos às quartas-feiras está definida até o dia 16 de dezembro.

Endereços das Casas do Cidadão:

Casa do Cidadão Ipanema

Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena

Telefone: (15) 3313.1112/3223.3777

Casa do Cidadão Itavuvu

Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras

Telefone: (15) 3226.8192/ 3226.8157

Casa do Cidadão Éden

Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 180, Éden

Telefone: (15) 3335.3480

Casa do Cidadão Ipiranga

Rua Estado de Israel, 424, Jardim Ipiranga

Telefone: (15) 3229.2950

Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias

Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias

Telefone: (15) 3236.4371/3236.4295

Casa do Cidadão Nogueira Padilha

Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

Telefone: (15) 3233.9975