Secretaria da Saúde e Estado trazem novo serviço especializado
Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (20), na Prefeitura de Sorocaba, representantes das secretarias Estadual e Municipal da Saúde definiram detalhes para a reorganização e a ampliação dos serviços móveis de urgência e emergência. A principal novidade é que a cidade e a região passarão a contar com um nível ainda mais especializado de atendimento móvel. O Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau) é estadual e considerado a tropa de elite do atendimento móvel, contando com serviços terrestres e aéreos. A primeira equipe do Grau chegará à cidade com 10 médicos e 11 enfermeiros e dará o suporte especializado principalmente aos casos de trauma e acidentes graves.
Maria Cecília Damasceno, assistente técnica de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, informa que a chegada da equipe de atendimentos terrestres do Grau a Sorocaba está prevista para o terceiro trimestre deste ano, mas as mudanças no sistema de atendimento móvel começam antes. A primeira medida é a efetiva unificação das centrais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e do Corpo de Bombeiros (193). “Esta é uma situação diferenciada, inédita no Estado”, frisa a assessora.
Atualmente, as centrais dos dois órgãos ficam no mesmo espaço físico, na rua Aparecida, mas possuem atendimentos separados. “Com a unificação, os atendimentos serão mais rápidos e haverá redução dos chamados nos dois serviços”, sentencia a assessora. Isso ocorrerá porque as chamadas repetidas da mesma ocorrência serão identificadas mais facilmente, otimizando a regulação do caso e o envio do serviço adequado ao local do atendimento. Segundo Maria Cecília Damasceno, há quase três anos, em uma iniciativa semelhante, as centrais de emergência da Polícia Militar (190) e dos Bombeiros (193) foram unificadas na cidade de São Paulo e o número de chamadas ao Corpo de Bombeiros teve uma redução de 2 mil ligações por mês, caindo de 8 mil para 6 mil.
Para o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba e Região, tenente-coronel Augusto dos Santos Galvão Júnior, a expectativa para as mudanças é bastante positiva. “O comando do grupamento de Bombeiros está sempre buscando melhorias para o sistema, o mais importante é que a população é quem ganha com essa unificação das centrais a vinda do Grau para Sorocaba”, comenta.
A central única de regulação dos chamados de urgência e emergência ficará em um espaço que já está sendo preparado no prédio municipal que abriga a unidade do Corpo de Bombeiros no bairro do Éden. A área tem 700 metros quadrados e é composta por cinco salas, mais refeitório e alojamento (para o Samu), além de outras estruturas de apoio. No local, explica o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Moreno, serão atendidas todas as chamadas feitas para os dois telefones, porém de maneira centralizada. “Haverá um médico para fazer a regulação e direcionar o atendimento indicado para cada caso”, explica.
Para que Sorocaba possa receber a ampliação do Sistema de Resgate a Acidentados do Estado, destaca o secretário, além do diálogo e abertura para parceria com o Estado, também já foram tomadas as providências para a habilitação do Samu Regional. “Verificamos que, apesar de estar funcionando há alguns anos, o serviço só está habilitado para atendimento municipal. Para a vinda do Grau a Sorocaba estamos unificando a central e, naquele novo local, obteremos a habilitação e oficialização do Samu Regional”, comentou Moreno. Atualmente, fazem parte do Samu Regional as cidades de Sorocaba, Votorantim, Piedade, Ibiúna, Pilar do Sul, Iperó, Araçariguama e Mairinque.
Grupamento aéreo do Grau
Além do atendimento terrestre do Grau, Maria Cecília Damasceno, assessora técnica do Estado, confirma que Sorocaba também terá atendimentos do grupamento aéreo para as urgências e emergências. O início desse serviço não tem data prevista, já que depende de profissionais e treinamentos muito específicos, mas, em um primeiro momento, o suporte aéreo será feito pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar. Posteriormente, existe o compromisso de atender à Região Metropolitana de Sorocaba com uma aeronave própria do Grau, um helicóptero ambulância fixo para Sorocaba e região.
Segundo a assessora, o Sistema de Resgate a Acidentados contempla vários serviços e, pelo perfil da demanda e pela importância que tem, Sorocaba vai se igualar às regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e São José dos Campos, que possuem todos os tipos de serviços, incluindo a aeronave própria do Grau. Com a criação da equipe terrestre e o uso do helicóptero da PM, Sorocaba estará no mesmo nível do sistema que as regiões de São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.
Tags:Saúde