SEDU realiza formação sobre a BNCC para o suporte pedagógico da rede municipal

Por: Bruno Rodrigues

A Secretaria da Educação (SEDU) da Prefeitura de Sorocaba vem realizando, desde outubro, junto aos diretores e vice-diretores de escola da rede municipal de ensino, um ciclo de formação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é que todos estejam preparados para as discussões que se seguirão no próximo ano, com a adesão de Sorocaba ao Currículo Paulista, construído a partir da BNCC.

Participaram dos encontros formativos os diretores das instituições educacionais de Ensino Fundamental, no dia 25 de outubro; os vice-diretores, no dia 4 de novembro e os diretores dos Centros de Educação Infantil (CEI), no dia 14 de novembro. Em 2018, as formações foram realizadas com os orientadores pedagógicos das instituições educacionais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil.

A formação está sendo realizada pelo Prof. Me. Everton de Paula Silveira, supervisor de ensino da Secretaria da Educação. Ele aborda, entre outros elementos, os pressupostos legais e pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular, a estrutura do Ensino Fundamental e da Educação Infantil e as Competências Gerais adotadas pelo documento, as quais, espera-se, sejam desenvolvidas pelos estudantes ao longo de sua trajetória pela educação básica.

De acordo com o supervisor, a BNCC, enquanto documento de caráter obrigatório para as redes de ensino públicas e privadas de todo o país, atende a uma demanda legal prevista desde a Constituição da República de 1988. A BNCC foi ratificada na LDB de 1996, nas Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e no Plano Nacional de Educação. O objetivo é assegurar a todos os estudantes do país uma formação básica comum, contribuindo para a diminuição das desigualdades educacionais e para a conquista da qualidade social da educação.

“Com a adesão ao Currículo Paulista, a Secretaria da Educação visa fortalecer o pacto interfederativo em favor da educação básica. Para tanto, surge a necessidade de formação específica e aprofundamento sobre a BNCC, uma vez que este documento nacional é a referência do currículo construído no Estado de São Paulo”, destaca Everton.

 “É fundamental compreender como a Base está estruturada, de modo que nos apropriemos desta nova forma de conceber e organizar o currículo, que apresenta como objetivos de desenvolvimento e aprendizagem a construção de competências, habilidades, conhecimentos, atitudes e valores, que se concretizam nas práticas educativas realizadas em cada instituição educacional da rede municipal de ensino”, salienta.

Para o ano de 2020, está prevista a realização de novas formações voltadas à implementação do Currículo Paulista. Também deve haver a revisão da Matriz Curricular da Educação Infantil da rede municipal, que demandará ação conjunta entre a Secretaria da Educação e as equipes escolares.

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