Segunda via do IPTU pode ser impressa pelo portal da Prefeitura
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Diariamente, um número expressivo de pessoas procuram as Casas do Cidadão para impressão da segunda via do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Mas, esse e outros inúmeros serviços oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba, podem ser realizados pelo cidadão em sua própria casa, basta ter computador com acesso à internet.
Conforme dados da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), o grande volume de pessoas que procura as Casas do Cidadão acaba gerando filas e demora no atendimento, sendo que muitos dos serviços podem ser resolvidos sem sair de casa. São quase 300 serviços disponibilizados pela Prefeitura, que podem ser acessados pela Central de Atendimento ao Cidadão: www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.
Além da segunda via do IPTU, os sorocabanos que tem acesso à internet podem requerer outros serviços, como a substituição de uma lâmpada queimada ou acesa intermitente ou, ainda, solicitar a remoção de entulho de uma área pública. Também podem pedir a segunda via da conta de água ou alteração cadastral no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), manutenção de ciclovia, entre tantos outros serviços.
Outro serviço importante que pode ser realizado on-line é dirigido àqueles que precisam recorrer à Dívida Ativa. Se o cidadão fizer o cadastro no http://www.sorocaba.sp.gov.br/fiqueemdia/v3/, poderá resolver uma série de questões sem sair de casa. Neste caso, é preciso que o cadastro do proprietário esteja regularizado para ter acesso ao serviço.
O Portal da Prefeitura foi restruturado e melhorado para facilitar a vida dos cidadãos, permitindo que realizem em suas próprias casas, serviços que demandariam o deslocamento até uma unidade ou até mesmo ao Paço municipal. Foram implementadas ferramentas para que as pessoas tenham o mínimo transtorno possível, economizando tempo e dinheiro.