Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sema-apresenta-balanco-do-programa-educacao-ambiental-nas-escolas/
Acessado em: 13/08/2022 - 00h50

Sema apresenta balanço do programa ‘Educação Ambiental nas Escolas’

Por: Secom / Sema

Um total de 5.905 crianças da rede municipal de ensino foram beneficiadas com o programa 

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em ação conjunta com a Secretaria da Educação (Sedu), da Prefeitura de Sorocaba, proporcionou inúmeras ações do programa ‘Educação Ambiental nas Escolas’ nas unidades escolares municipais e nos parques da cidade. A iniciativa consiste em um trabalho de conscientização dos estudantes da rede municipal de ensino sobre a importância da preservação e valorização do meio ambiente.

Ao longo do ano, o trabalho foi organizado pelos seguintes eixos temáticos: “O rio vai à Escola”; “Bica vai à Escola” e “Zoo vai à comunidade”. Durante as ações, foram abordados temas como: “Peixes do Rio Sorocaba”; “Cultura indígena”; “Aves”; “Fauna do Rio e a importância da água”; Fauna de Sorocaba e conservação da biodiversidade”; “Descarte correto do lixo”, “O lobo-guará e o Cerrado” e “A coruja-buraqueira e suas primas”.

No processo de interação foram utilizadas intervenções lúdicas, contação de histórias, exposições e diversas outras estratégias a fim de tonar os pequenos novos agentes multiplicadores das questões ambientais para preservação da natureza. Um total de 5.905 crianças da rede municipal de ensino foram beneficiadas com o projeto.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Maurício Tavares da Mota, essa iniciativa voltada para promoção de uma sociedade sustentável possibilitará uma grande reflexão entre os alunos. “Estimulamos a conscientização sobre a importância do Rio e sua fauna, bem como a valorização da diversidade cultural, o estímulo a ações de reuso, reciclagem, coleta seletiva, economia de energia e consumo consciente da água”, disse.

“O objetivo destas ações é que os estudantes comecem a praticar desde cedo os ensinamentos que aprendem sobre meio ambiente e sustentabilidade. E que, principalmente, possam compartilhar esses conhecimentos em casa”, completa o secretário.