Serp retira cerca de 5,5 toneladas de lixo dos jardins do Paço

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Limpeza continua nesta terça-feira, inclusive com o apoio de barco para remoção da sujeira que ficou acumulada dentro do lago

A Secretaria de Serviços Públicos (Serp) contabilizou a retirada de pelo menos 5,5 toneladas de lixo dos jardins do Paço Municipal no último final de semana (dias 15 e 16). A quantidade é doze vezes superior àquela recolhida nos finais de semana normais, sem eventos, quando o total é – em média – 450 quilos. O aumento no volume gerado é exatamente em razão dos eventos que aconteceram no local, um deles que não estava previsto e que atraiu uma multidão.

“No domingo pela manhã precisamos acionar mais 22 funcionários extras para realizar a limpeza, o que não está previsto no orçamento. Não esperávamos tanta gente assim”, revelou o secretário de Serviços Públicos Oduvaldo Denadai. Ele se refere ao encontro que reuniu milhares de pessoas para empinar pipas, e que foi organizado pelos participantes por meio de rede social. “Houve tantos outros eventos em outros pontos da cidade, que também geraram lixo, mas tudo estava dentro da nossa programação”, completa.

No estacionamento do Paço ainda houve o Street Chef Food Park, uma feira gastronômica com food trucks, food bikes e barracas de alimentação. Outro diferencial foi o feriado, uma vez que no sábado se comemorou os 361 anos de fundação de Sorocaba. “Mas acredito que só isso não implicaria tanto no aumento do movimento. O problema é lidarmos com aquilo em que não estava previsto”, alega o secretário.

A limpeza é feita pelas equipes do Consórcio Sorocaba Ambiental, vencedor de licitação. A execução do serviço, de modo especial no Paço, continuará nesta terça-feira, inclusive com o apoio de um barco para a remoção da sujeira que ficou acumulada dentro do lago. Há desde garrafas e embalagens de isopor, até fraldas usadas. “Tem todo tipo de lixo e que oferece risco para os patos e gansos que vivem nos arredores, pois podem comer esses detritos e morrer”, acrescenta Oduvaldo.

 Chefe da Divisão de Limpeza Urbana da Serp, Claudinei Aparecido de Almeida cita como agravante o fato de muitas das lixeiras, instaladas em vários pontos dos jardins do Paço, estarem vazias ou com espaço ainda para receber mais detritos. Em contrapartida, havia locais em que os recipientes estavam cheios e a população colocou o excedente próximo à lixeira, para facilitar o recolhimento. “Tudo é questão de educação, de dar um fim adequado para o lixo que gerou. Isso é questão de respeito ao próximo, ao meio ambiente, e evitaria gastos desnecessários do poder público”, finaliza.

Tags:, ,