Servidores do Saae participam de curso de aperfeiçoamento nos serviços de saneamento
Por: Daniela Custódio
Cerca de 20 servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba participaram do curso de “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, ministrado pela Escola da Água e Saneamento, uma iniciativa do Consórcio PCJ, em parceria com ARES-PCJ e Agência de Bacias PCJ, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saneamento.
O curso teve início na última segunda-feira (19) com a participação do diretor operacional de Esgoto e Drenagem do Saae Sorocaba, Rodolfo Barboza; o diretor operacional de Água, Marcelo Moreto; e o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, na abertura das atividades. Na quinta e sexta-feira, os participantes tiveram aulas práticas em obras de reparos executados na cidade. Eles passaram por uma avaliação e receberam o certificado emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A aplicação do curso foi feita pelo professor do Senai, Fábio Ikeda.
Para Barboza, o curso vai trazer novas experiências aos servidores do Saae Sorocaba. “Nós optamos por oferecer o curso realizado pelo Consórcio PCJ aos nossos colaboradores com objetivo de diminuir as perdas de água e aumentar a eficiência do trabalho de nossas equipes. Nossos prestadores são de extrema competência, mas a reciclagem e capacitação são muito importantes para a evolução do trabalho”, afirmou.
Moretto também enalteceu o curso e explicou que essa iniciativa beneficia não somente as equipes técnicas do Saae Sorocaba, mas também a população sorocabana. “O curso vem sanar dúvidas de novos servidores que aprenderam as técnicas de trabalho com os mais antigos, assim, trazer melhores práticas para atender a população”, comentou.
O Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, destacou a importância de evitar o resserviço gerado, muitas vezes, por vícios. “O Consórcio PCJ pretende com a realização do curso ajudar a minimizar perdas tanto de água quanto de materiais, além de vazamentos.”
Os cursos presenciais da Escola da Água e Saneamento são frutos de uma parceria entre Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ. Um termo de Cooperação Institucional foi assinado entre as entidades em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, visando capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou por conta do Consórcio PCJ. A Escola da Água e Saneamento atende cidades de outras bacias hidrográficas, como é o caso de Sorocaba, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 municípios, sendo que 20 estão localizados fora das Bacias PCJ, o que amplia o alcance do projeto.
Tags:Saae