Servidores participam de terceira aula do Programa Pré-Aposentadoria

Por: Laura Souza (Programa de estágio) - Supervisão Vanessa Valente

Servidores públicos da Prefeitura de Sorocaba, participam na próxima sexta-feira (24), da terceira aula do “Programa Pré-Aposentadoria”. O projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Recursos Humanos (Serh) e a Escola de Gestão Pública de Sorocaba, tem como objetivo propiciar ao servidor que está se aposentando ou que está próximo do período de aposentadoria, a reflexão sobre sua carreira e a possibilidade de escolhas que este novo ciclo lhe trará, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Na terceira aula, os servidores terão como conteúdo a Saúde Emocional e Psíquica, para que os servidores possam ter todo apoio e auxílio possível para lidar com a futura aposentadoria. O programa contará ainda com temas como empreendedorismo, saúde financeira e relações de pertencimento. A ideia é fazer com que as aulas funcionem como um agente estimulador aos futuros aposentados a pensarem em novas possibilidades de atividades que possam ser feitas após a concessão de sua aposentadoria.

O curso traz uma melhor possibilidade de escolha para o servidor, além das aulas o programa também oferece um espaço para compartilhar experiências com os outros servidores que se encontram em situação semelhante.

De acordo com o servidor público Rogério Santos, o programa tem o ajudado muito a entender melhor toda a burocracia da aposentadoria “O programa está me ajudando nas orientações necessárias sobre diversos assuntos como a Previdência e como utilizar melhor o meu tempo depois da aposentadoria, porque a gente fica meio perdido depois de trabalhar por tantos anos”, Rogério trabalha há 36 anos como servidor e, atualmente atua na Secretaria da Fazenda (Sefaz). Ele se aposenta em alguns meses e está pensando em começar alguns cursos para preencher o seu tempo livre, “gostaria de fazer um curso de inglês e culinária para passar o meu tempo, mas não pretendo usá-los como profissão” finaliza Rogério.

O “Programa Pré-Aposentadoria” terá duração de 8 meses com aulas ministradas uma sexta-feira por mês na Escola de Gestão Pública. Na conclusão do curso, os alunos receberão um certificado, desde que tenham pelo menos 80% de frequência nas atividades presenciais e comprometido com os trabalhos, como apresentação de seminários e provas escritas.

Muito Mais por Sorocaba!

Tags: