Servidores recebem capacitação sobre administração pública

Por: Elias dos Santos Arcanjo (estagiário) – earcanjo@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Administração (Sead), está aplicando a um grupo de 30 servidores municipais, que já atingiram a estabilidade e com até cinco anos de carreira, o curso “Fundamentos da Administração Pública”. O objetivo da qualificação é propiciar aos funcionários da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) a ampliação de seus conhecimentos sobre o funcionamento da máquina pública, de modo que estes tenham uma visão sistêmica e ampliada da Organização.

Segundo o chefe da Seção de Treinamento da Sead, Renan Rodrigues da Silva, 30, o curso foi criado em razão da necessidade de formação dos servidores públicos, a qual foi apontada pelas chefias das repartições municipais no Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL). Além disso, outro fator preponderante para a realização dessa qualificação foi a baixa oferta, pelo mercado, de conteúdos voltados à área.

A grade curricular do curso foi elaborada com base nas necessidades dos funcionários que trabalham no gerenciamento dos processos internos do município. Na programação das aulas ministradas na Escola de Gestão Pública estão conceitos básicos da Administração Pública como desenvolvimento de políticas governamentais, a relação entre as três esferas de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), finanças, licitações, gestão de pessoas e desenvolvimento de carreiras.

Os instrutores responsáveis pelas aulas são funcionários de carreira e foram escolhidos em razão de seu tempo de serviço na administração municipal, e por sua experiência na coordenação de trabalhos em suas respectivas áreas.

O oficial de administração Marcos Antonio Salinas, 47, que tem 30 anos de Prefeitura, é o instrutor dos conteúdos de Projetos e Qualidade. Ele disse que verificou nos alunos do curso as mesmas dificuldades que tinha logo quando entrou no funcionalismo municipal e que, com a qualificação, tem a oportunidade de ajudá-los nesse momento. Salinas analisa como positiva a decisão dos servidores em buscar qualificação, pois com incentivo e motivação, “não é só a vida deles que irá melhorar, mas a vida de cada munícipe que depende dos serviços da prefeitura”, afirmou.

Servidores aprovam o curso

Os alunos do curso estão gostando da qualificação. A auxiliar de administração Lucinéia Vieira Barbirato da Luz, 39, destacou que na qualificação os funcionários conhecem os trabalhos desenvolvidos por todas as secretarias municipais e têm a oportunidade de se integrar com as pessoas que trabalham em locais externos ao Paço Municipal.

A elucidação de conceitos pré-estabelecidos sobre o funcionamento da Prefeitura é ressaltada pela também auxiliar de administração Sueli de Oliveira Santos, 46. Ela diz que no curso é possível conhecer os motivos que levam as ações a ocorrerem do modo que são, eliminando dúvidas e questionamentos.

Já Laércio de Campos Moraes, 29, técnico de controle administrativo da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), espera, com a formação, ter um melhor conhecimento sobre as áreas da Prefeitura para poder aplicar tais conceitos em seu dia a dia.

Resultados e próximas turmas

Renan Rodrigues da Silva, chefe da Seção de Treinamento, apresentou quais são os resultados que a Administração espera atingir após a finalização do curso. “Esperamos um melhor desenvolvimento nos processos da Prefeitura, que os funcionários desenvolvam as suas carreiras e que eles estejam mais orientados para a gestão pública, de modo a atingir os resultados propostos pela Administração”, elencou.

O curso “Fundamentos da Administração Pública” teve início no dia 14 de setembro, com término previsto para meados de dezembro. A estimativa da Seção de Treinamentos é que novas turmas sejam formadas em 2016.

Tags:, ,