SES busca crianças que faltam tomar 2ª dose da vacina contra gripe

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Mariana Campos/Secom

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) iniciou nesta semana uma busca ativa por crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, para que tomem a segunda dose da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e estejam imunizadas contra o vírus Influenza. A campanha está prorrogada até 17 de junho, tendo em vista que o grupo das gestantes é o único que ainda não atingiu a meta do Ministério da Saúde (MS), que é vacinar 80% do público-alvo.

A supervisora de área da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SES, Daniela Malaquias, explica que a segunda dose nas crianças é aplicada 30 dias após a primeira. Isso porque, segundo ela, há a necessidade de complementar a vacinação. Os moldes da busca ativa, afirma, vão ficar a critério de cada uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ela acredita, porém, que as principais formas de identificação serão a partir do cartão-espelho de controle da unidade e pelo mapa de vacinação.

Segundo a DVE/SES não haverá falta de doses nas UBSs para imunizar as pessoas que fazem parte desse e demais grupos de risco cobertos pela campanha. Daniela destaca que as doses já estão disponíveis nas UBSs. Por causa do apagão do início da semana, as vacinas chegaram a ser retiradas das unidades e levadas à Central de Rede de Frio, da DVE. A medida foi preventiva, para evitar que as doses se estragassem por não ficarem armazenadas na temperatura ideal. “Tivemos um retorno positivo da CPFL Piratininga e tudo está em ordem”, completa.

Novos números

A DVE/SES divulgou um novo boletim, no final da tarde desta quinta-feira (9), com os números atualizados referentes à vacinação no município. Os dados levam em consideração as doses aplicadas de 30 de abril (início da campanha) a 8 de junho. No geral, levando em conta todos os grupos de risco, o índice de imunização chegou a 104,45%, com um total de 132.053 doses aplicadas.

As gestantes chegaram a 5.217 imunizações, o que representa 76,50% do total de mulheres estimadas para esse grupo. Por isso, a supervisora de área da DVE/SES afirma que a busca ativa por esse público-alvo também continua nas 31 UBSs, por meio de ligações telefônicas. Quanto às crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, a cobertura foi de 104,07%, com 37.080 doses.

Os adultos com mais de 60 anos são os que mais procuraram por vacinas, mostra o boletim. Foram imunizadas 71.855 pessoas desse grupo, o que representa 109,03% da população estimada. Depois, estão as puérperas, com 1.184 (105,62%) doses aplicadas; e ainda trabalhadores da saúde, com 17.207 (101,53%).

O boletim da DVE/SES também lista a quantidade de doses aplicadas às pessoas que não compõem os grupos de risco oficiais, mas que são atendidos pela campanha. Foram 29.723 vacinas para portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais; 3.964 à população privada de liberdade; 744 para pessoas que integram outros grupos sem comorbidade; e 566 direcionadas a funcionários do sistema prisional.

Daniela reitera que, além dos grupos de risco, a vacinação continua disponível para guardas civis municipais; policiais militares, civis e federais; e bombeiros.

Tags:, ,