SES faz busca por gestantes que não se vacinaram contra a gripe

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Grávidas cadastradas em UBSs estão sendo alertadas via telefone. Outra novidade é que a vacina contra a gripe está disponível para mais grupos

 

As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba fazem uma busca ativa por gestantes que ainda não se vacinaram contra a gripe. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), esse trabalho ocorre pois, entre os grupos de risco da campanha nacional, aquele composto pelas grávidas é o único que ainda não atingiu a meta de imunização de 80%, estabelecida pelo Ministério da Saúde. A SES também informa que a campanha está oficialmente prorrogada até esta sexta-feira (3) e que novos grupos (confira abaixo) estão sendo contemplados.

No último boletim divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), da SES, em 25 de maio, 4.523 (ou 66,32%) das 6.820 gestantes esperadas haviam recebido doses da vacina. Por isso, conforme o coordenador das regionais da SES, Fábio Venning, as gestantes que estiverem cadastradas nas 31 UBSs – e que ainda não estão imunes ao vírus Influenza, causador da doença – estão sendo alertadas. O procedimento teve início nesta quarta-feira (1).

“É lógico que a gente vai fazer isso dentro das nossas possibilidades. Isso porque, muitas vezes, o cadastro dessas mulheres está desatualizado ou então elas não atendem por estarem trabalhando ou em algum compromisso”, explica Venning. Acrescenta que as UBSs que contam com a programa de Estratégia em Saúde da Família (ESF), os agentes comunitários de saúde, também na medida do possível, passarão nas casas das gestantes ainda não imunizadas, para recomendar que tomem a vacina.

Vale lembrar que, a exemplo dos últimos anos, as grávidas são sempre o último grupo a atingir a meta da campanha de vacinação. O fato ocorre, eventualmente, pelo boato de que a vacina seria prejudicial ao bebê. “Muitas (gestantes) têm medo de tomar a vacina e esse estigma precisa acabar, pois não há contraindicação”, explica a chefe da DVE/SES, Renata Guida Caldeira.

 

Novos grupos

Além de avisar que as doses continuariam disponíveis aos grupos de risco, a SES esclarece sobre os novos grupos beneficiados com a vacina até o fim da campanha. A partir desta quarta-feira (1º), médicos, enfermeiros, biólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogo e terapeutas ocupacionais que trabalham na parte administrativa da pasta, podem ter acesso à imunização. Para isso, devem apresentar a Carteira do Conselho de Classe.

E a partir desta quinta-feira (2), Guardas Civis Municipais (GCMs), policiais militares, civis e federais também estão liberados para tomar a vacina. Basta que apresentem documento de identificação com foto e documento que comprove sua atividade profissional na instituição (holerite, crachá ou credencial).

 

Tags:, ,