SES faz treinamento de equipes para a campanha contra a gripe
Ação ocorre nesta sexta-feira, a partir das 8h. Hoje (14) foi a vez dos médicos serem capacitados quanto ao protocolo clínico de atendimento de casos de gripe (Influenza)
A Secretaria da Saúde (SES) realiza, nesta sexta-feira (15), o treinamento das equipes que atuarão em Sorocaba na campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa no próximo dia 30 de abril. A capacitação ocorrerá no Salão Verde da unidade Seminário (Avenida Dr. Eugênio Salerno, 140, Centro), a partir das 8h. Já nesta quinta-feira (14), cerca de 80 médicos, sobretudo da rede municipal, foram capacitados quanto ao protocolo clínico de atendimento de casos de gripe (Influenza), inclusive do tipo A H1N1.
“O objetivo, além de preparar para a Campanha Nacional de Vacinação que vai ocorrer na cidade de 30 de abril a 20 de maio, é também para assegurar o atendimento adequado aos casos de Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) na rede de saúde”, destaca a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SES, Renata Guida Caldeira.
Nesta sexta-feira, o curso acontece em dois períodos: das 8h às 11h e das 14h às 17h. O público-alvo é um coordenador, um enfermeiro e um técnico de enfermagem de cada Unidade Básica de Saúde (UBS), por período. Para equipes de outros serviços da rede, a capacitação envolverá ao menos um representante de cada unidade. “Eles atuarão como multiplicadores do conhecimento para os demais profissionais, já que não é possível treinar todos, para não prejudicar o atendimento à população nas unidades de saúde”, explica Renata.
Ela lembra que a SES ainda aguarda ao recebimento das doses, por parte do Ministério da Saúde, que serão usadas na campanha. A previsão é receber cerca de 150 mil unidades que vão proteger a população contra os vírus A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.
O público-alvo da campanha será aquele que compõe os chamados grupos de risco, do qual fazem parte: profissionais de saúde de hospitais públicos e privados, crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, Puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, detentos e funcionários do sistema prisional, além de jovens (de 12 a 21 anos de idade) sob medidas socioeducativas.
Médicos
Assim como no treinamento oferecido no último dia 7 de abril aos representantes de hospitais públicos e privados de Sorocaba, que atuam nos serviços de urgência e emergência, naquele dirigido aos médicos nesta quinta-feira (14) foram abordados procedimentos de classificação de risco, manejo clínico e tratamento de pacientes com Síndrome Gripal ou SRAGs, como notificação de casos, coleta, armazenamento e transporte de amostras para análise.
“Basicamente, é uma atualização de conhecimentos na qual também apresentamos uma atualização de casos dessas doenças no Brasil, no estado e no município. São informações e conhecimentos que podem ajudá-los a explicar melhor o assunto aos seus pacientes”, enfatiza a chefe da DVE/SES.
A médica cubana Marisol Perez Bonilla atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Habiteto e elogiou a iniciativa de propiciar treinamento às equipes. “Os ensinamentos servem para que todos os médicos ‘falem a mesma língua’, ou seja, há uma padronização no atendimento, conforme o que estipula o protocolo. Essa sistematização é necessária”, ressalta.
A precaução maior é quanto aos casos Influenza A H1N1, que têm aumentado no País e que, por enquanto, não registra ocorrências locais este ano em Sorocaba. “Esse vírus, pelo menos por enquanto, ainda não foi identificado em Sorocaba. Há um caso confirmado este ano, mas de uma sorocabana que está internada em São Paulo, onde vive atualmente”, menciona o médico Pedro Borges, da DVE/SES, ao orientar os demais profissionais sobre a importância em se evitar boatos e informações incorretas à população, e não criar alarde desnecessário.
“Dependemos dos hospitais e dos médicos para a notificação obrigatória dos casos de SRAGs, para que possamos contabilizar as ocorrências e adotar providências e evitar a proliferação da doença. Daí a importância da capacitação e orientação a esse público”, finaliza o secretário da Saúde Francisco Fernandes.
Tags:campanha contra a gripe, Saúde, ses, Treinamento