SES registra grande procura por vacina contra a gripe

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Cerca de 8 mil doses foram disponibilizadas para a população geral

O grupo das gestantes e a segunda dose para as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos são as prioridades para a vacinação contra a gripe. Nesta terça-feira (14), a Secretaria da Saúde (SES) liberou cerca de 8 mil doses excedentes da vacina, para toda a população. Com isso, o movimento foi intenso nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A expectativa é de que as doses acabem nesta quarta-feira (15).

O diretor da Área de Vigilância em Saúde da SES, Rafael Reinoso, explica que algumas unidades ficaram sem vacina logo pela manhã e receberam a última remessa na parte da tarde desta terça-feira (14). “Ocorre que algumas unidades não tinham separado a segunda dose para as crianças e, somente depois disso, liberaram as demais para toda a população”, ressalta.

Ainda de acordo com Rafael, o que havia de vacina excedente em estoque já foi liberada para todas as unidades. Ele explicou também que a maioria das UBSs terão vacinas na manhã desta quarta-feira (15). “Nas unidades em que acabar as doses não haverá mais reposição”, explica.

Reinoso salienta que ao acabar as doses disponibilizadas para toda a população, haverá vacinas somente para as gestantes e para as crianças que necessitam do reforço da segunda dose. “Só liberamos as vacinas que sobraram, pois atingimos a meta do público-alvo da campanha”, completa.

Grupos de risco e cobertura

Conforma último levantamento, no período de 30 de abril a 8 de junho, o índice de imunização chegou a 104,45%, com um total de 132.053 doses aplicadas. As gestantes chegaram a 5.217 imunizações, o que representa 76,50% do total de mulheres estimadas para esse grupo. Quanto às crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, a cobertura foi de 104,07%, com 37.080 doses.

Os adultos com mais de 60 anos são os que mais procuraram por vacinas, mostra o boletim. Foram imunizadas 71.855 pessoas desse grupo, o que representa 109,03% da população estimada. Em seguida, estão as puérperas, com 1.184 (105,62%) doses aplicadas; e ainda trabalhadores da saúde, com 17.207 (101,53%).

Foram 29.723 vacinas para portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais; 3.964 à população privada de liberdade; 744 para pessoas que integram outros grupos sem comorbidade; e 566 direcionadas a funcionários do sistema prisional.

Uma nova prévia com o número de vacinas aplicadas será divulgada ainda esta semana pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE).

Tags:, ,