Sorocaba apresenta experiências na redução de lixo
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Palestra será voltada aos representantes do controle de vetores, vigilância sanitária e meio ambiente de 78 municípios da região
Nesta terça-feira (dia 6), às 11h, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Sorocaba vai ministrar a palestra “Estratégias educativas aplicadas à redução de resíduos sólidos” no Seminário “Resíduos sólidos e sua interface com controle de arboviroses”. O encontro ocorre das 9h às 14h no auditório do Departamento Regional da Saúde (DRS) de Sorocaba.
Realizado pelo DRS, o evento visa disseminar conhecimentos sobre resíduos sólidos (lixo) e seu manejo como opção para o aprimoramento da redução de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. O público-alvo serão representantes do controle de vetores, vigilância sanitária e meio ambiente de 78 municípios da região de Sorocaba. O intuito é propor estratégias para mudança de comportamento no controle de criadouros desse mosquito.
Na palestra, Carolina Barisson, da área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, vai falar sobre as experiências educativas com relação à redução do lixo. Entre elas, aborda a exposição “O lixo que você joga, um dia volta”, a Semana do Lixo Zero, porta-a-porta no bairro Nova Esperança e o trabalho realizado com o Coletivo Ambiental de Aparecidinha.
A exposição itinerante “O lixo que você joga, um dia volta“ trabalhou com contêineres transparentes lotados de lixo e que foram colocados ao longo de 2015 em pontos estratégicos de Sorocaba. O objetivo foi de impactar as pessoas e sensibilizá-las sobre a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos nas ruas, parques, praças da cidade.
O Departamento Regional da Saúde de Sorocaba está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 105, no Jardim Emília.
Tags:Lixo, meioambiente