Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-e-a-6a-cidade-que-mais-formaliza-empreendedores-no-estado/
Acessado em: 12/08/2022 - 23h33

Sorocaba é a 6ª cidade que mais formaliza empreendedores no Estado

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi - alombardi@sorocaba.sp.gov.br

Dados do Espaço Empreendedor apontam que, em maio, 393 trabalhadores deixaram a informalidade no município

A exemplo dos meses anteriores, Sorocaba se mantém na linha de frente das cidades que mais formalizam no Estado de São Paulo. Durante o mês de maio, mais 393 empreendedores ou trabalhadores individuais por conta própria, deixaram a informalidade no município, contando com o apoio do Espaço Empreendedor. Com isso, no ranking geral, Sorocaba ficou na sexta posição no Estado, a frente de cidades como Santo André, São José dos Campos e Osasco.

Levando em consideração apenas os municípios com população média de 600 mil habitantes, Sorocaba só ficou atrás de Ribeirão Preto (423) e São Bernardo do Campo (407) em número de formalizações em maio passado. Com os números apontados nesse quinto mês do ano, Sorocaba chega à marca de 25.068 microempreendedores trabalhando legalmente.

Durante os vinte dias úteis do mês de maio foram atendidos no Espaço Empreendedor da Prefeitura, 1.579 pessoas em busca de serviços, como a formalização, atendimento de declaração rendimento, alteração cadastral, solicitação de baixa, emissão de nota fiscal eletrônica, boleto DAS-Simei e informações diversas. São micros e pequenos empresários que passam a trabalhar legalmente, constituindo o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que permite, além da abertura de uma conta bancária, empréstimos com juros mais acessíveis e a emissão de notas fiscais.

Desta vez, o setor que envolve estabelecimentos e profissionais que trabalham com beleza estética e visual ficou na frente, com 37 formalizações. Na segunda colocação ficou o setor de instalação e manutenção elétrica, com 19 formalizações.

Proteção

A partir da formalização, também considera-se que o empreendedor e sua família ficam protegidos pelos benefícios da Previdência Social: aposentadoria por idade (mulher aos 60 anos e homem aos 65 anos, após 15 anos de contribuição), aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Criado pela Prefeitura para facilitar a vida dos pequenos empresários ou trabalhadores individuais por conta própria, o Espaço Empreendedor é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Concentra vários serviços gratuitos para formalização e gestão do negócio, além da unidade do Banco do Povo Paulista, que oferece microcrédito com taxa de apenas 0,35% ao mês.

O Espaço Empreendedor fica na Av. Afonso Vergueiro, 1.927, no bairro Santa Terezinha. Informações pelo telefone (15) 3229-2372.