Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-e-inserida-no-programa-meu-emprego-cidadao-trabalhador/
Acessado em: 29/11/2022 - 14h40

Sorocaba é inserida no programa “Meu Emprego – Cidadão Trabalhador” do governo do Estado

Por: Marcelo Andrade

Sorocaba é uma das cidades inseridas no programa “Meu Emprego – Cidadão Trabalhador” do governo do Estado, que tem como objetivo oferecer qualificação profissional e renda para pessoas que estão desempregadas e em situação de alta vulnerabilidade social. O município também deverá fazer parte de outro programa em parceria com o governo estadual e que visa promover o desenvolvimento profissional, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

O anúncio foi feito à prefeita Jaqueline Coutinho durante o 1º Seminário de Trabalho e Renda, Empreendedorismo e Parcerias, realizado durante toda a manhã desta segunda-feira (30) no Palácio dos Bandeirantes. O evento, que contou com a presença do governador João Dória, reuniu prefeitos de várias cidades do Estado. Acompanharam a prefeita os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), Robson Coivo; Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Flávio Chaves, além do chefe do Gabinete do Poder Executivo, João Marcos Gomes Júnior.

Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado anunciou a liberação de R$ 170 milhões para programas voltados para capacitação, empreendedorismo, desburocratização, inclusão social e desenvolvimento, como Novotec, Banco do Povo, Via Rápida, SP Criativo, Cidadão Trabalhador, Trabalho Inclusivo e Indústria 4.0 PME.

Para Sorocaba, entre os programas inseridos está o “Meu Emprego – Cidadão Trabalhador”, que tem como objetivo oferecer qualificação profissional e renda para pessoas que estão desempregadas e em situação de alta vulnerabilidade social. De acordo com informações da pasta, os beneficiários receberão qualificação para atuação em áreas de zeladoria predial e urbana e atuarão em atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais, em contrapartida ao benefício financeiro. A assinatura do convênio deverá acontecer nos próximos dias, assim como a divulgação de todos os detalhes sobre como o cidadão poderá se inscrever. Já os treinamentos deverão acontecer na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten).

Durante o evento, o município também se inscreveu para participar de outro programa em parceria com o governo estadual e que visa promover o desenvolvimento profissional, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora. Trata-se do “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”.

Por meio do Centro Paula Souza (CPS), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, serão oferecidas 17 mil vagas em 61 modalidades de cursos de qualificação profissional gratuitos para a pessoa com deficiência em todo Estado, em 2019. Sorocaba se inscreveu para 17 cursos, entre os quais: Ajudante de Cozinha, Assistente Administrativo, Assistente de Cabeleireiro, Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos, Barbeiro, Copeiro, Culinária Básica, Informática Básica, Manicure/Pedicure, Maquiagem, Operador de Caixa, Operador de Telemarketing, Padeiro, Pizzaiolo, Salgadeiros e Técnicas de Vendas. “Essa é uma boa notícia para a cidade de Sorocaba. Temos a nossa Uniten, que já oferece diversos cursos de qualificação profissional. E, com essa parceria o poder público amplia a oferta de cursos voltados às pessoas com deficiência, criando mais oportunidade e inclusão”, disse a prefeita.

Seminário

O 1º Seminário de Trabalho e Renda, Empreendedorismo e Parcerias abordou temas de interesse das prefeituras, como eficiência fiscal, concessões, parcerias, simplificação tributária, financiamento público, agronegócio e qualificação profissional.

O objetivo foi informar dirigentes municipais sobre as iniciativas do Governo do Estado em benefício das gestões locais. Secretários estaduais participaram com palestras e esclarecimentos, entre eles Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional; Henrique Meirelles, da Fazenda e Planejamento; Rodrigo Garcia, vice-governador e secretário de Governo; Patricia Ellen, de Desenvolvimento Econômico; Marcos Penido, de Infraestrutura e Meio Ambiente; e Gustavo Junqueira, da Agricultura e Abastecimento; além de Nelson de Souza, presidente da DesenvolveSP; Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP; e Walter Ihoshi, presidente da Jucesp.

Esse encontro é importante para a troca de informações e reafirmarmos parceria com as 645 cidades paulistas tratando de emprego e renda. Temos uma visão municipalista e governando para todos os brasileiros de São Paulo, ainda liberamos recursos importantes para a infraestrutura dos municípios”, disse o governador João Dória.

Henrique Meirelles falou sobre temas como simplificação tributária e eficiência fiscal. Já Gustavo Junqueira, Secretário da Agricultura, abordou detalhes do agronegócio paulista, enquanto Marcos Penido tratou de concessões e apoio aos municípios.

Nelson de Souza fez uma exposição sobre a ampliação da linha de crédito para pequena e média empresa e novas linhas em inovação. Wilson Poit abordou o tema do empreendedorismo e das compras públicas. Walter Ihoshi fez palestra sobre o programa de desburocratização. E Jefferson Gomes, presidente do IPT, tratou do fomento da inovação e adesão de tecnologia em startup. O encerramento do 1º Seminário de Trabalho e Renda, Empreendedorismo e Parcerias ficou a cargo de Rodrigo Garcia.