Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-esta-preparada-para-enfrentar-san-luis-amanha-no-dia-do/
Acessado em: 28/05/2024 - 16h05

Sorocaba está preparada para enfrentar San Luís amanhã, no Dia do Desafio

Por: Marcelo Andrade

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Sorocaba já está preparada para o Dia do Desafio que irá ocorrer amanhã, quarta-feira (30), quando enfrentará a cidade cubana de San Luís. No ano passado, Sorocaba venceu a disputa contra o município de San Pedro de Macoris, da República Dominicana. Com uma série de atividades programadas pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Sorocaba, pela unidade local do Serviço Social do Comércio (Sesc) e por empresas e universidades, a participação da população esperada no evento é elevada. O evento tem como propósito a promoção da integração, saúde e bem estar da população a partir de práticas de atividades físicas e esportivas e deve, conforme a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Sorocaba, ser um ponto de partida para o aprimoramento e ampliação das atividades esportivas na cidade.

O município é uma das poucas cidades brasileiras que nunca deixou de participar do evento. No ano passado conseguiu obter o envolvimento de quase 26% da sua população. Em clima de disputa amistosa, o Dia do Desafio, terá a partir desta edição um desafio maior. As cidades irão concorrer por três anos consecutivos contra seus adversários e a escolhida para inaugurar a nova fase contra Sorocaba foi San Luís, em Cuba, terra de grandes campeões olímpicos no volêi, basquete, e atletismo e com grande envolvimento da sua população em atividades esportivas.

Para isso, a Semes programou diversas atividades que deverão acontecer em todos os Centros Esportivos espalhados pela cidade, parques, áreas de lazer, além do Sesc local. Na pista de Caminhada do Campolim, por exemplo, as atividades já começam às 8h15, com uma aula de ginástica; uma hora depois, os participantes poderão participar de uma aula de Zumba, seguida de um alongamento, ministrado por profissionais do “Projeto Eu”.

O secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, destaca que como a disputa ocorrerá por um ciclo de três anos é esperado que as cidades desenvolvam trocas de experiências nas esferas culturais e esportivas, criando possibilidades de integração entre seus atletas e experiências de gestão. Para contabilizar a participação as pessoas deverão realizar pelo menos quinze minutos de atividades físicas, de esporte ou lazer e comunicar o feito à central do evento no Sesc pelo telefone 0800 770-5050.

Breve Histórico – Dia do Desafio

O Dia do Desafio começou por iniciativa do prefeito de uma pequena cidade canadense em 1983. Para combater o frio, que beirava os 20 graus negativos, ele propôs uma ação para movimentar e socializar os habitantes da cidade. As pessoas eram chamadas a realizar atividades físicas ou recreativas por quinze minutos.

No ano posterior uma cidade vizinha foi convidada a participar e surgiu o saudável desafio de avaliar quem conseguia mobilizar mais os seus moradores. Gradativamente mais localidades foram participando ao redor do mundo. A partir do ano 2000 o SESC assumiu a organização do Dia do Desafio e sua realização é de responsabilidade das prefeituras das cidades participantes.