Sorocaba expôs ações de Educação Ambiental visando redução do lixo
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
O Departamento Regional da Saúde (DRS) XVI realizou nesta terça-feira (dia 6) o Seminário “Resíduos sólidos e sua interface com as ações de controle do Aedes aegypti”. Sorocaba foi uma das cidades a apresentar seu trabalho educativo com relação à redução do lixo. O encontro ocorreu no auditório do DRS e reuniu mais de 50 técnicos de saúde e de meio ambiente da região de Sorocaba.
O evento teve como objetivo proporcionar espaço de conhecimento e reflexão relativos ao manejo e ao controle de resíduos sólidos, e sua interface com as ações de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. O intuito foi o de propor estratégias para mudança de comportamento no controle de criadouros desse mosquito.
Na palestra “Estratégias educativas aplicadas à redução de resíduos sólidos”, ministrada por Carolina Barisson, da área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, foi apresentada a exposição itinerante “O lixo que você joga, um dia volta”. De junho a novembro de 2015, a mostra passou por diversas vias de todas as regiões da cidade, mostrando aos munícipes contêineres transparentes lotados de lixo. O objetivo foi o de impactar as pessoas e sensibilizá-las sobre a importância de se evitar o descarte inadequado de resíduos nas ruas, parques e praças da cidade.
Na ocasião, Carolina Barisson também falou sobre a programação da Semana do Lixo Zero 2016, que visou promover o conceito Lixo Zero, criando alternativas de gestão sobre os resíduos que são gerados. Entre as atividades, a palestrante citou as oficinas de reaproveitamento de materiais descartáveis como, por exemplo, utilizar jornal para fazer saquinho para cesto de lixo seco e utilizar garrafas pet, potes de margarina e caixa de leite para confeccionar uma horta de temperos.
Outra experiência mostrada no seminário foi o plantio de árvores em áreas públicas que são utilizadas irregularmente para o descarte de lixo. Na programação da Semana do Lixo Zero, a Secretaria do Meio Ambiente plantou 350 exemplares arbóreos em duas áreas públicas do Nova Esperança, com a participação de 400 pessoas da comunidade. Carolina Barisson ainda falou sobre o trabalho realizado com o Coletivo Ambiental de Aparecidinha.
O seminário também contou com as palestras: “Situação Epidemiológica de arboviroses”, com Alice Hirose, do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XXXI; “Educação Ambiental – Comunicação, Informação e Mobilização Social”, com a bióloga Valéria Rusticci, da Secretaria do Meio Ambiente de Itu; “Cidades Inteligentes, soluções para a coleta de lixo”, com Paulo Ribeiro da Silva, da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Sorocaba; e “Agendas propostas pela Sala Nacional para o 2º semestre”, com Sueli Yasumaro Diaz, da Sucen de Sorocaba.
Tags:Lixo, meioambiente, Saúde