Sorocaba promove evento-teste da Tocha Olímpica
Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
Quando os relógios marcaram 08h01 na manhã deste domingo, 03 de julho em Sorocaba, uma comitiva iniciou um percurso de 12, 4 km para o evento-teste do revezamento da tocha olímpica. A saída foi da avenida Izoraida Marques Peres, no bairro Campolim e o ponto de chegada no Parque das Águas. Organizado por uma Força Tarefa da Cidade (FTC) o evento contou com a participação de mais de 150 pessoas entre guardas-civis municipais, polícia militar, funcionários da Urbes – Trânsito e Transporte e servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes).
“O evento tem como objetivo principal simular todos os detalhes para que não haja problemas no dia 17 de julho, quando ocorre a passagem oficial da tocha olímpica”, explica José Renato Salia, um dos representantes da Semes na Força Tarefa. A polícia militar levou 85 homens para a simulação deste domingo e no dia 17 deve escalar efetivo bem maior, segundo declarou o Major Fernando de Agrella. A Guarda Civil Municipal (GCM) participou do evento-teste com 60 pessoas. Coube também a GCM representar os 63 condutores oficiais, simulando a corrida no percurso e também o “beijo da tocha”, que é quando a chama passa de um artefato para outro.
Os corredores foram escoltados durante todo o caminho por um comboio composto pelas viaturas da PM, GCM, Corpo de Bombeiros, carros de apoio e ainda um trio elétrico da Coca-Cola, uma das patrocinadoras do evento. No grupo que fez o percurso correndo, a GCM Raiane Mendes Silva foi a única mulher: “Há 2 anos eu treino cerca de 3 vezes por semana, por isso, estou bem preparada para aguentar todo o trajeto”.
O comboio percorreu as ruas centrais de Sorocaba, chamando a atenção de quem passava. Muita gente parou para fotografar e filmar o evento-teste. A única parada foi em frente a Estação Ferroviária, onde um condutor fará um pequeno trecho carregando a tocha numa bicicleta.
O mecânico Adaelton Moreira Rocha não precisou sair de casa para acompanhar a movimentação, o roteiro inclui a rua Joaquim Ferreira Barbosa, onde mora. “Será uma honra ver a tocha passando aqui, meus amigos já avisaram que virão me visitar no dia. Vamos assistir de camarote!”, comenta.
As 10h39 a comitiva chegou ao Parque das Águas com um pequeno atraso, já que o previsto era 10h31. “O evento-teste serve para isso mesmo, para verificarmos o que pode ser corrigido. Faremos pequenos ajustes para o dia do revezamento oficial”, afirma o GCM Ezequiel de Souza Oliveira, que faz parte da Força Tarefa da Cidade.
Tags:Esporte, Tocha Olímpica