Sorocaba recebe a Tocha Olímpica neste domingo
Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br
Neste domingo (17), Sorocaba entra para a história como uma das 329 cidades brasileiras a acolher a passagem da Tocha Olímpica rumo ao Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016. A rota do símbolo máximo do esporte em Sorocaba compreenderá 12,4 km, tendo início na Avenida Isoraida Marques Peres, no Campolim, às 8h08, até o Parque das Águas, cruzando locais de grande concentração de público e encontrando pontos históricos do município como o Palacete Scarpa, o Mosteiro de São Bento e a Estação Ferroviária. O caminho, dentro de Sorocaba, é um dos maiores do País, ficando atrás apenas das capitais brasileiras.
Ao todo, 20 ruas e avenidas foram inseridas na ação. Além do ponto inicial, o artefato passará pelas vias Barão de Tatuí, Cesário Mota, São Bento, XV de Novembro, Souza Pereira, Afonso Vergueiro, Álvaro Soares, Francisco Scarpa, Armando Zuliani, Eurides Fogaça, General Osório, Adhemar de Barros, Maciel Baião, Ipanema, José Joaquim Lacerda, João Ribeiro de Barros, Luzerne Proença Arruda, Joaquim Ferreira Barbosa e Professora Olímpia Prestes.
Exibições culturais também terão espaço no revezamento da Tocha Olímpica. Promovido pelo Sesc e com apoio da Secretaria da Cultura (Secult), o Parque das Águas receberá, às 10h, um show da Banda Ôncalo, que difunde o conceito de conjunto de rua com instrumentos de metal e bateria desmembrada. Na sequência do acendimento da pira, quem assume o palco é o grupo Silver Rocks, que tocará títulos do pop rock internacional para os espectadores, das 11h às 12h.
Condutores
No Brasil, a chama será carregada por mais de doze mil condutores, percorrendo vinte mil quilômetros por terra e água, e voando dez mil milhas pelo país.
Em Sorocaba serão 63 representantes, sendo que 11 deles foram selecionados pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), levando em consideração quesitos como participação olímpica e elevação do nome de Sorocaba pelo Brasil e mundo. São eles: Toniquinho Fonseca (atletismo), João Nunes (basquete), Josiane Grunewald (vôlei), Vânia e Vanira Hernandes (basquete), Elisabeth Bertolini (natação paralímpica), Fabiana dos Santos (bobsled), Ricardo Perez (bicicross), Roberto Machusso (judô), Ritinha Oliveira (basquete) e Francine Moraes (handebol). Os demais 52 participantes foram definidos por campanhas publicitárias dos patrocinadores oficiais do evento.
A nadadora paralímpica Elisabeth Bertolini não escondeu a alegria de participar, desta forma, das Olimpíadas. “A ansiedade vai aumentando a cada dia e me fogem as palavras. Desde o dia que soube que seria uma das condutoras da tocha em Sorocaba, a emoção tomou conta. Sonhar, a gente sempre sonha, mas a realidade é melhor ainda, de saber que serei uma das selecionadas”, diz Elisabeth, que é campeã sulamericana, brasileira e paulista na modalidade, além de pentacampeã nos Jogos Abertos do Interior (JAI).
Já o preparador físico João Nunes, presente em três Olimpíadas – Sidney, Atenas e Beijing – com a seleção feminina de basquete, destaca que o reconhecimento por sua contribuição ao esporte é motivo de grande alegria. “Ser escolhido traz muita satisfação, pois estamos inseridos em um contexto maior, de levar a chama olímpica e seus ideais para todo o Brasil, ainda mais em nosso município, lugar que nasci e tenho muito orgulho”, conta. “Poder representar Sorocaba dá felicidade e compartilhar com todos que vivenciaram a minha carreira não tem preço”, completa.
Preparativos
Para que o momento seja realizado sem incidentes, a Força Tarefa da Cidade (FTC) trabalhou em todas as frentes durante um ano, cuidando da logística total da festa do esporte. O grupo, formado por funcionários públicos e autoridades de segurança municipal, definiu estratégias de proteção e solucionou questões relacionadas ao trânsito, cerimonial, apresentações culturais e manutenções.
Sob o tema segurança, a Guarda Civil Municipal (GCM) uniu forças com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para alinhar o esquema especial do revezamento, a garantir cuidado com a chama olímpica por todo o percurso, com os condutores e a população em geral. Câmeras e efetivos estarão a postos durante as 2h30 da solenidade.
As manutenções necessárias por todo o trajeto receberam atenção. Realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp), ações como poda de árvores, tapa buracos, limpeza de calçadas e canteiros de avenidas foram providenciados. Roçagem de áreas verdes e pintura de ciclovias também entram na lista dos cuidados tomados com a infraestrutura, bem como esquema de coleta de lixo, retirada de contêineres e agendamento de faxina pós-evento.
Em relação ao trânsito, a Urbes desenvolveu um esquema especial (veja abaixo). As vias que receberão o itinerário da tocha olímpica terão proibição de estacionamento e, no momento da passagem, ficarão bloqueadas ao tráfego de veículos. O transporte coletivo terá desvios nas linhas que utilizam as ruas envolvidas e alguns pontos de ônibus ficarão temporariamente desativados.
Símbolo
A chama olímpica representa a união dos povos por meio do esporte. O objetivo do revezamento é atingir o maior número possível de pessoas, criando um sentimento de pertencimento entre o povo brasileiro e fazer disso um meio para contar histórias do Brasil. Procura, ainda, deixar um legado de inspiração para as gerações futuras, onde se pretende promover o encontro único entre o calor mitológico e a população do maior país da América do Sul, mundialmente famosa por seu calor humano. Sorocaba, participando do evento, se coloca eternizada aos olhos do mundo nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, que terá suas primeiras disputas no dia 5 de agosto.
Proibições de estacionamento:
Dia 15/7 (sexta-feira)
A partir das 17h – Av. Afonso Vergueiro (bolsões da Estação Ferroviária).
Dia 16/7 (sábado)
A partir das 5h – Av. Barão de Tatuí (bolsão próximo ao nº 112);
A partir das 14h – R. Cesário Motta, bolsão da Praça do Canhão, R. Souza Pereira e R. Álvaro Soares;
A partir das 20h – R. XV de Novembro, R. São Bento, bolsão do Mercado Municipal, R. Francisco Scarpa e R. Joaquim Ferreira Barbosa (próximo ao Parque das Águas).
Dia 17/7 – domingo
A partir da 0h – Av. Barão de Tatuí – proibição total de estacionamento.
Vias bloqueadas
A partir das 7h15 – Av. Izoraida Marques Peres (sentido Votorantim/Sorocaba) – bloqueada ao tráfego na altura do hipermercado Carrefour. Desvio pela R. Claudio Pinto Nascimento, sentido Votorantim;
Av. Afonso Vergueiro, entre a Praça da Bandeira e Praça Lions.
Tags:Esporte, Tocha Olímpica