Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-recebe-premio-nacional-de-saneamento/
Acessado em: 15/07/2024 - 20h16

Sorocaba recebe prêmio nacional de saneamento

Por: Comunicação Saae

O Saae-Sorocaba representará a cidade no II Simpósio Ranking da Universalização do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), que será realizado na quinta-feira (28), em São Paulo, no qual Sorocaba será uma das 29 cidades de grande porte premiadas pelos melhores indicadores. O evento ocorrerá das 9 às 12 horas, no auditório do CRQ (Conselho Regional de Química), em São Paulo.

De acordo com o prefeito, José Crespo, o resultado é muito expressivo, já que a cidade está entre as 29 melhores do país. “Isso evidencia o investimento que o nosso governo está fazendo no serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade”, ressalta.

O Simpósio reunirá especialistas da área de saneamento ambiental e saúde para discutir o Ranking, que avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos.

O Ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. O estudo analisa as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes e, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI – Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município. Foram avaliados nesta edição 1.894 municípios de todas as regiões do país, o que corresponde a 34% do total e 67% da população do país. O levantamento reuniu os últimos dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento, do Ministério das Cidades.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, enfatiza os esforços feitos pela autarquia para melhoria do saneamento da cidade. “Entre as ações que temos mais importantes que revelam nosso comprometimento com o saneamento estão o Programa Rio Sorocaba 100% despoluído e do futuro aproveitamento da água do Rio Sorocaba. Hoje, nossa cidade tem 96,45% de esgoto tratado e a água do Rio Sorocaba passará a ser aproveitada em 2020, com o término da construção da Estação de Tratamento de Água do Vitória Régia, e a ampliação a maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE-S1, responsável por tratar 40% do esgoto produzido por Sorocaba”, explica.

Os municípios foram divididos em 4 categorias, segundo a pontuação: rumo à universalização (80), compromisso com a universalização (201), empenho para a universalização (1342) e primeiros passos (271). Das 80 cidades com melhor pontuação, apenas 29 atingiram a pontuação que as classifica como cidades rumo à universalização do saneamento, entre elas, Sorocaba, com 490,79.