Sorocaba recebe prêmios pelo trabalho realizado na Saúde Mental
Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br
A Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, por meio da coordenação de Saúde Mental, recebeu, na última quarta-feira (4), dois prêmios pelo trabalho realizado na área de Saúde Mental. A premiação foi feita pelo Governo do Estado de São Paulo e aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, durante o 2º Encontro de Desinstitucionalização e Fortalecimento das Raps do Estado de São Paulo – um olhar para o cuidado e 1ª Mostra Raps de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas.
De acordo com a coordenação de Saúde Mental, foram inscritos quatro projetos; dois foram premiados, um em primeiro lugar e outro por menção honrosa. A Reabilitação Psicossocial de moradores de uma SRT em Sorocaba, por meio do retorno à escola, foi o trabalho premiado por menção honrosa.
Já o trabalho “Prosa na Praça”, desenvolvido pelos funcionários do CAPS Álcool e Drogas III (Centro de Atenção Psicossocial) “Saca Só”, foi premiado em primeiro lugar no eixo ações de prevenção e cuidado territorial para pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Residência Multiprofissional em Saúde Mental com ênfase na Atenção Básica: uma experiência de formação e de fortalecimento da RAPS e Acolher e Cuidar, foram os outros dois projeto participantes.
Para o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, a premiação é prova de comprometimento dos servidores da área de Saúde Mental. “Nossos profissionais trabalham de forma empenhada em nossa cidade, ainda mais depois que cumprimos com o TAC da desinstitucionalização, com o fechamento dos hospitais psiquiátricos na cidade, em 2018. Atualmente, Sorocaba conta com oito CAPSs e 40 Residências Terapêuticas”, pontua o secretário.
Tags:Saúde