Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-tem-a-melhor-seguranca-publica/
Acessado em: 28/05/2024 - 16h08

Sorocaba tem a melhor Segurança Pública entre as 10 maiores do Estado

Por: Marcelo Andrade

A satisfação da população com a Segurança Pública colocou Sorocaba na primeira posição do ranking que avalia as melhores entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, neste 1º trimestre de 2019. Os dados são de um levantamento realizado pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat), que trimestralmente realiza em pesquisas de avaliação junto a população sobre diversas áreas nos serviços públicos desses municípios.

O instituto informa que busca compreender a percepção dos moradores em relação a sensação de segurança dos moradores de Sorocaba. A Segurança Pública, ainda segundo o órgão, é avaliada separadamente da Guarda Municipal, que está relacionada à satisfação com o desempenho do trabalho realizado pelos profissionais da GCM. E, por falar nesse quesito especificadamente, a corporação teve a 2ª melhor avaliação do Estado pelo órgão, também nesse primeiro trimestre de 2019.

Já em relação à segurança pública no contexto geral, Sorocaba está entre as duas cidades que foram classificadas com Grau Médio de Satisfação, isto é, registraram entre 500 e 649 pontos. A cidade já chegou a apresentar Baixo Grau de Satisfação no segmento durante o 2º e 3º trimestres de 2017, por exemplo e foi evoluindo a cada trimestre.

O Indsat consiste em um único número, que poderá atingir no máximo 1.000 pontos. De acordo com a metodologia indicada pela Indsat a escala de satisfação segue a seguinte pontuação. Abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação; entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação; entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação; entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação e a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

Ao todo, 600 entrevistados participaram da entrevista, sendo que 56% dos entrevistados avaliaram a segurança pública da cidade entre “ótimo, É a segunda vez consecutiva que Sorocaba ocupa a liderança do ranking geral de Segurança Pública.

Investimentos e ações integradas

A atual administração, que tem a frente o prefeito José Crespo, tem investido cada vez mais na área de segurança. Esta gestão foi responsável, entre muitos outros investimentos na área, pela aquisição de 16 novas viaturas para a Guarda e 400 novos coletes balísticos.

E, nesse aspecto, a atual administração tem intensificado as ações visando garantir a segurança do patrimônio público e da população, sobretudo, com a realização de ações integradas com as demais forças policiais. Tanto, que ao somente ao longo de 2018, foram 283 trabalhos integrados, contra 88 em 2017. As ações são realizadas em parcerias com as polícias Militar, Ambiental e Civil, além da Cetesb, Corpo de Bombeiros e principalmente em conjunto com outras secretarias. E, ao assumir a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, em 14 de janeiro, O coronel da reserva da Polícia Militar Antônio Valdir Gonçalves Filho, que esteve à frente do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), passou a intensificar ainda mais tais ações.

“A segurança pública é hoje uma das principais demandas da sociedade. Por isso, auxiliar o Estado na segurança pública é papel fundamental do município. E, nesse aspecto, a atual administração tem intensificado investimentos no setor e também as ações visando garantir a segurança do patrimônio público e da população. E essa pesquisa, na qual releva que a satisfação da população com a Segurança Pública colocou Sorocaba na primeira posição do ranking que avalia as melhores entre as 10 maiores cidades do Estado é motivo de orgulho e demonstra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito José Crespo.

 

“Faremos Ainda mais…”

“É com grande satisfação que recebemos esse reconhecimento da população e faremos ainda mais para chegarmos ao topo da pesquisa no que se refere à GCM. Nossos Guardas Municipais trabalham diuturnamente para proteger as pessoas e o patrimônio com muito profissionalismo e dedicação, na busca constante da excelência na prestação dos serviços”, disse o secretário de Segurança e Defesa Civil, coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, que completou: “Para tanto, estamos adquirindo armamento mais moderno, novas viaturas de patrulhamento e viaturas mais reforçadas para a Romu, aquisição de novos uniformes e abertura de concurso para ingresso na GCM para aumentar o efetivo e proporcionar mais segurança nos bairros. Realizamos inúmeras Operações de forma integrada com outros órgãos: Operação Dignidade, Operação Sinal Verde para a Dignidade, Operação de Trânsito, Operação Centro Seguro, Operação Saturação, Operações de combate ao tráfico de drogas com o Canil, Prevenção em próprios públicos etc, tudo isso para melhorar a segurança de todos. É a Prefeitura de Sorocaba fazendo mais pela população.”

Para o comandante da GCM, Marcos Mariano, a Segurança Pública na cidade de Sorocaba se destaca principalmente pelo comprometimento dos profissionais desse segmento, somado à integração entre os órgãos que compõe esse sistema, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Federal, em ações integradas e coordenadas que vão desde o combate a ilícitos administrativos, desordens sociais e repressão ao crime organizado. “Nesse contexto, a Guarda Civil Municipal vem se preparando dia a dia para a execução dessas ações, promovendo capacitações que abordam desde legislação, questões relacionadas à sociologia e prevenção primária, além de técnicas operacionais de intervenção policial, visando a execução de ações isoladas ou integradas com aqueles órgãos”, ressaltou.

Muito mais por Sorocaba!