Sorocaba tem comemoração para o Dia do Samba

 

Escolas de samba da cidade levarão ao público o que há de melhor desse ritmo tipicamente brasileiro

Uma grande festa vai acontecer neste domingo (30), das 15h às 18h, na Praça Frei Baraúna, no Centro, para comemorar o Dia Nacional do Samba, celebrado no dia 2 de dezembro. O “Só Sambar” terá a participação de importantes escolas de samba da cidade, inclusive com exposição de cada escola que se apresentará no evento, com curiosidades de artesanato e vestuário. O evento é aberto ao público.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a Liga Sorocabana de Blocos e Escolas de Samba (Lisobes), o evento tem como objetivo, além de comemorar a data, difundir o samba tradicional paulista. 

Os sorocabanos que forem ao “Só Sambar” poderão conferir a apresentação de escolas que mantêm esse gênero musical ativo em suas comunidades, com samba-enredo, passistas, componentes da bateria, intérprete, porta-bandeira e mestre-sala. 

Entre as escolas estarão presentes: Gaviões da Fiel, Império do Parque das Águas, Voz do Samba, Carinhosa da Nova Esperança, Estrela da Vila, Furiosa Real, Unidos do Cativeiro, Planeta Negro e 28 de Setembro.

O Dia Nacional do Samba surgiu na década de 1940 por iniciativa de um vereador baiano, em homenagem ao compositor Ary Barroso, autor da música “Na Baixa do Sapateiro” (1938), que reverencia a capital da Bahia. A data foi escolhida, pois foi nesse dia que o compositor mineiro visitou Salvador pela primeira vez. A partir de então, a festa foi se espalhando pelo Brasil, virando uma comemoração nacional. Segue abaixo a programação do “Só Sambar”:

 

15h – Gaviões da Fiel

15h20 – Império do Parque da Águas

15h40 – Carinhosa da Nova Esperança

16h – Estrela da Vila

16h20 – Furiosa Real

16h40 – Cativeiro

17h – Planeta Negro

17h20 – 28 de Setembro

17h40 – Compositores das escolas de samba e Voz do Samba

 

Tags:, , , , ,