Sorocaba tem o 2º melhor asfalto entre as 10 maiores do Estado

Por: Marcelo Andrade

A pavimentação de Sorocaba é considerada a segunda melhor entre as 10 maiores cidades do Estado, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat).

O estudo foi realizado no primeiro trimestre deste ano e entrevistou 400 pessoas maiores de 16 anos em cada cidade. Foi pedido aos 6 mil entrevistados para que avaliassem a qualidade do asfalto de suas cidades com notas que variavam de “ótimo” a “péssimo”. As pontuações variavam de 200 a 1 mil pontos, sendo que quanto maior a nota, melhor a classificação da cidade. Sorocaba obteve nota 551. São José dos Campos ficou em primeiro lugar, com 576 pontos. Logo abaixo, São Bernardo do Campo aparece com 526 pontos. A 4ª colocada é São Paulo, que subiu cinco posições em comparação ao último levantamento. Campinas fecha o Top 5, com 453 pontos.

O levantamento também apontou o perfil dos entrevistados mais satisfeitos com a pavimentação da cidade. Quando levada em conta a faixa etária, moradores com mais de 50 anos de idade são os que mais aprovam o asfalto. Ao analisar a escolaridade dos entrevistados, a aprovação é maior entre os que possuem Ensino Fundamental.

Investimentos

O prefeito José Crespo tem direcionado esforços para garantir infraestrutura à população, como por exemplo o asfalto, levando mais qualidade de vida aos sorocabanos das vias que ainda não contam com essa benfeitoria ou daquelas onde há precariedade, além da intensificação, desde o início de seu mandato, das obras de recapeamento. De janeiro a junho deste ano, a Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo) registrou a pavimentação de 7 quilômetros de ruas em diversos pontos da cidade, além de outros dois quilômetros de recapeamento. Segundo a pasta, ao todo 7.006,60 m² de ruas de terra foram pavimentadas, sendo elas: Luis Almeida Marins (Aparecidinha), Lins (Jd. Leocadia), Maura Roberti (Jd. Pelegrino), Estrada do Carvalho e Waderson Alves da Rocha (Cajuru), e a rua Astrogilda Ayola Ribeiro (Éden).

Outra preocupação do atual governo é com a reconstrução da manta asfáltica, ou seja, a realização de obras de reparo em vias deterioradas, promovendo a melhoria da trafegabilidade dos veículos, além de segurança e conforto aos motoristas e passageiros. No primeiro semestre deste ano, quase dois quilômetros de ruas foram recapeadas: Jorge Kenworthy e Barcelona (Vila Hortência).

As obras de pavimentação e recapeamento são selecionadas por meio das chamadas feitas à Central de Atendimento da Prefeitura que atende pelo número 156 e obedece a critérios como estado de conservação.

No dia 16 de junho, o Governo do Estado de São Paulo liberou verba de R$ 1,9 milhão para pavimentação de dois quilômetros de extensão da estrada vicinal que liga Sorocaba-Iperó, a partir do condomínio Vivendas do Lago até o bairro George Oéterer (que fica na cidade vizinha).

Antigo desejo das duas cidades e motivo de repetidas reivindicações do então vereador José Crespo, a obra – com início previsto para setembro -, atenderá principalmente os moradores de George Oeterer que trabalham em Sorocaba. O bairro está localizado a cerca de 10 quilômetros do centro de Sorocaba e a 22 quilômetros do centro de Iperó.

Ao longo deste ano, houve ainda a ‘Megaoperação tapa-buracos 2018′, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), com o reparo de 1.900 buracos, em mais de 190 ruas de 50 bairros da cidade.

Nossa secretaria também está atenta à qualidade dos serviços prestados. Nós analisamos os materiais para garantir que é seguro aos motoristas e para dar vida útil do pavimento. Estamos trabalhando em busca de garantir esse trabalho em toda a cidade”, disse Fábio Pilão, secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras.

Tags: