Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-tem-quarto-maior-indice-de-meis-formalizados/
Acessado em: 13/08/2022 - 01h11

Sorocaba tem quarto maior índice de MEIs formalizados

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi - alombardi@sorocaba.sp.gov.br

Com 424 registros, no comparativo anual, o mês de outubro só fica atrás de janeiro, março e agosto

Sorocaba encerrou outubro deste ano com um total de 424 micro e pequenos empreendedores (MEIs) formalizados. O número situa o município como o segundo colocado no Estado de São Paulo, no comparativo com outras cidades de 600 mil até 1 milhão de habitantes. Pelo desempenho, Sorocaba ficou à frente de São José dos Campos (402), Osasco (388), Santo André (372) e São José do Rio Preto (301), e esteve somente atrás de São Bernardo do Campo (471). Em 2016, é o quarto maior índice de formalização num único mês. O melhor foi alcançado em agosto (489) e, em seguida, janeiro (451) e março (442). As informações são do chefe de Divisão do Espaço Empreendedor, Marcos Lensk.

Em nível estadual, Sorocaba conquistou o quinto lugar no ranking, ficando atrás de São Paulo (6.756), Campinas (816) e Guarulhos (654). Em relação a setembro deste ano, quando 389 MEIs foram formalizados, o número teve aumento de quase 9%. Em outubro de 2015, curiosamente, foi registrada a mesma quantidade de formalizações deste ano (424). Comparativamente ao mesmo mês de 2014, houve ligeiro crescimento de 5,7% (424 ante 401).

De acordo com Lensk, entre as formalizações de outubro, foram registradas as de cabeleireiros; promoção de vendas; lanchonetes, casas de chá, sucos e similares; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar; atividades de infraestrutura de apoio e assistência a paciente em domicílio; serviços domésticos; atividades de tratamento de beleza; e instalação e manutenção elétrica.

Ainda segundo o chefe de Divisão do Espaço Empreendedor (EE), o atendimento prestado em outubro assessorou 980 empreendedores na cidade. Além da formalização em si, serviços como declaração de rendimento, alterações cadastrais, solicitação de baixa, emissão de nota fiscal eletrônica, atendimento referente ao boleto DAS-Simei e informações diversas fazem parte do catálogo do EE.

Espaço Empreendedor

Criado pela Prefeitura para facilitar a vida dos pequenos empresários, ou trabalhadores individuais por conta própria, o Espaço do Empreendedor é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). O trabalho desenvolvido para os munícipes tem garantido nos últimos anos a manutenção de Sorocaba nas primeiras posições entre as cidades paulistas que mais formalizam.

Vantagens

Entre as vantagens que o empreendedor formalizado pode contar está a cobertura pela Previdência Social, além de poder prestar serviços aos órgãos públicos. A partir da formalização, considera-se que o empreendedor e sua família ficam protegidos pelos benefícios da Previdência Social: aposentadoria por idade (mulher aos 60 anos e homem aos 65 anos, após 15 anos de contribuição), aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

São micro e pequenos empresários que passam a trabalhar legalmente, constituindo o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que permite, além da abertura de uma conta bancária, empréstimos com juros mais acessíveis e emissão de notas fiscais. O Espaço Empreendedor fica na Av. Afonso Vergueiro, 1.927. O telefone para contato é o (15) 3229-2372.