Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-tera-semana-dedicada-ao-outubro-rosa-e-ao-the-big-draw/
Acessado em: 21/02/2024 - 14h27

Sorocaba terá semana dedicada ao Outubro Rosa e ao The Big Draw

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Durante uma semana, entre os dias 18 e 24 de outubro, os sorocabanos poderão participar de diversos eventos e atividades envolvendo dois importantes movimentos internacionais: o ‘Outubro Rosa’ e o ‘The Big Draw – O Grande Desenho’. A segunda reunião para definir o formato dos eventos aconteceu na manhã desta segunda-feira (31) no gabinete da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, coordenadora das atividades em Sorocaba.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Porque é o câncer mais comum entre as mulheres e se for diagnosticado em estágio inicial pode ter cura”, lembrou Maria Inês.

Já o The Big Draw é o maior Festival de Desenho Livre do mundo. O evento envolve pessoas de todas as idades que se conectam a espaços ao ar livre, com a natureza, com artistas, com um único objetivo: desenhar, individual ou coletivamente, pelas inúmeras possibilidades que o desenho proporciona.

A abertura dos eventos acontecerá no dia 18 de outubro com a 1ª Corrida Pink Run Solidária, no Parque das Águas, idealizada pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. Além dos três quilômetros de percurso, a ideia é oferecer outras atividades no local, tais como dança circular, “Movitation” (meditação em movimento), distribuição de brindes, entre outras a serem definidas. O Desenho também terá destaque neste dia e, além da temática do Outubro Rosa, o tema do The Big Draw deste ano será “Cada desenho conta uma história” (Every drawing tell us a history).

Durante toda a semana, outros eventos e atividades serão ofertados à população como os serviços do Ônibus Rosa, na Praça Coronel Fernandes Prestes; palestras com profissionais da saúde e psicólogos; workshops; oficinas; exposição fotográfica; roda de conversa; doação de lenços e perucas; a iluminação de diversos estabelecimentos e próprios municipais com a cor rosa, e até mesmo a possibilidade de um show no encerramento da semana.

A iniciativa do Fundo Social de Solidariedade já tem o envolvimento das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer (Semes), de Cultura (Secult), de Educação (Sedu), de Saúde (SES), Urbes – Trânsito e Transportes, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), das empresas Dana, Shopping Cidade, Escola First Idiomas, do movimento Be Pink, além da ONG Revida, da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e da Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (Asipeca).

“Entendo que somente com o engajamento da comunidade, teremos ações e resultados significativos. Queremos sensibilizar o maior número de pessoas neste ano”, afirmou Maria Inês.

Será divulgado um calendário com todos os eventos e atividades do Outubro Rosa e do The Big Draw que acontecerão durante a semana para que a população possa participar. Para quem quiser colaborar com as atividades deste ano, uma nova reunião está agendada para o dia 11 de setembro, às 10h, no salão de vidro do Paço Municipal.

O Paço Municipal fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3041 – Alto da Boa Vista. Informações sobre a reunião: 3238.2519