Tem “Naturando” no fim de semana do Parque “Chico Mendes”

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Atividades ambientais fazem parte da agenda do evento. E tudo de graça.

O Parque Natural “Chico Mendes” sedia neste sábado e domingo (dias 30 e 31), das 14h às 16h30, o “Naturando” – projeto de férias gratuito realizado pela Prefeitura de Sorocaba. O evento será aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o “Naturando” tem como tema da edição a “Biodiversidade de Sorocaba”, que será apresentada aos participantes por meio de atividades que promovam a integração da família e valorizem a biodiversidade do município.

E quem for ao parque no sábado poderá aprender confeccionar um binóculo de brinquedo, utilizando rolinhos de papel higiênico, cola, barbante e tinta. Este é o equipamento com o qual as crianças poderão observar os pássaros da área e, depois, no bairro onde moram. Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente entregará um folheto com as imagens dos pássaros mais recorrentes, a fim de que os pequenos possam observá-los.

Já no domingo a oficina ambiental ensinará a garotada a confeccionar uma máscara de carnaval com o reaproveitamento de papelão, seja de caixa de sapato ou caixa de cereal. Para que seja trabalhado o tema biodiversidade, as máscaras serão confeccionadas com o tema animais. Em todas as oficinas os participantes poderão levar o objeto que construir.

Nos dois dias de atividades, a Sema também fará pintura facial na garotada usando como tema as flores e animais, além de pintura em desenho de animais que remetem à biodiversidade da fauna encontrada em Sorocaba.

Além disso, às 16h, os participantes assistirão ao conto “Juca e a árvore”, que aborda a relação de um menino com uma árvore. O texto é de autoria da servidora da Sema, Carolina Barisson. A contação de história é uma das estratégias lúdicas utilizadas pela Secretaria do Meio Ambiente para a conscientização e sensibilização das crianças.

Para que crianças ou adolescentes possam participar é necessária a presença dos pais ou responsáveis. O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida 3 de março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1256. A entrada é gratuita.

Tags:, , ,