Time do Emprego completa 10 anos em Sorocaba

Por: Aline Lima - Programa Estágio - Supervisão - Neide Barbosa

O Time do Emprego completará 10 anos de existência em Sorocaba no mês de junho deste ano. Desde que o programa começou na cidade, mais de 1.600 pessoas foram formadas para o mercado de trabalho. Além disso, o programa é responsável por diversas parcerias, desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Sedeter), por meio do PAT- Posto de Atendimento ao Trabalhador.

Criado pelo governo do Estado de São Paulo e implantado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho(Sert) em 2001, o programa foi idealizado para orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho, além do foco ser nos jovens acima de 16 anos e desempregados.

Em fevereiro deste ano o programa foi premiado no 11º Encontro Anual de Facilitadores do Programa Time do Emprego do Estado de São Paulo, ficando em 2º lugar no ranking geral, com 18 turmas ministradas em 2017, e se tornando referência para os 408 municípios que aderiram ao projeto, com um aproveitamento anual de 60%.

De acordo com o coordenador do PAT, Edson Salinas, uma das ações realizadas pelo projeto em Sorocaba é a parceria com a Fundação Casa I e II, que ocorre desde 2014 e tem como objetivo orientar os reeducando para se adequarem ao mercado, aumentando suas chances de adesão no processo de volta à sociedade e mercado de trabalho, uma oportunidade única para estes adolescentes.

Outras parcerias de integração também foram realizadas durantes estes 10 anos, como o Projeto Haitiano e projeto LGBT, Pastoral do Menor, Projeto Girassol, Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), Secretária de Cidadania e Participação Popular (Secid), o Tiro de Guerra (TG), a Casa do Cidadão, Território Jovem além de ministrar os times no PAT e na UNITEN.

“As parcerias firmadas para o bom andamento do Programa Time do Emprego são todas importantes, já que o objetivo e fortalecer o participante para o mercado de trabalho e se possível inseri-lo, de acordo com suas habilidades, nos postos de trabalho.” diz Edson Salinas.

Como funciona o Time do Emprego

Durante 10 encontros, são apresentadas técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, sugestões para aperfeiçoar habilidades e produzir um currículo interessante, postura no momento da procura por emprego, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

São realizados três encontros semanais de cada turma, que tem em media 25 participantes, no término dos encontros e dado o certificado de treinamento do Time do Emprego para todos os participantes.

Em cada encontro é realizada uma aula diferente, a duração da aula e de 3 horas e mais 1 hora de exercícios realizados fora da aula, no decorrer dos encontros já realizamos um acompanhamento com todos de acordo com as habilidades e o objetivo de trabalho de todos os participantes e durante 3 após meses o termino do curso é feito o acompanhamento de cada participante e encaminhamento para entrevista de emprego.

“Nossa meta e de ministrar 20 turmas do Time do Emprego este ano, até o momento já ministramos 6 turmas no PAT e na UNITEN, 2 na Fundação Casa I e II, que estão em andamento, e para os próximos meses a previsão é ministrar 6 turmas na Casa do Cidadão, 2 turmas no Tiro de Guerra, 1 no PAT e outra turma na UNITEN. E após o mês de setembro a previsão é de ministrar mais 2 turmas, atingindo a nossa meta, lógico, nada impede de superar nossas expectativas.” Explica Fábio Silva, um dos coordenadores do Programa sobre as previsões deste ano.

Pessoas importantes do “Time”

O programa trabalha com um time de profissionais que batalhou muito para sua existencia e sua continuidade, entre elas Edson Salinas e Fábio Silva, que atualmente são coordenadores do projeto

Edson Salinas tomou á frente do programa assim que se instalou na cidade de Sorocaba, antes dele tomar a proporção que tem hoje ministrava uma a duas turmas no incio do projeto e hoje com Fábio, conseguiram ter a meta de 20 turmas do time em 2018, uma conquista para o projeto

” Ao longo desses 10 anos que ministro o Time do Emprego, tenho vivenciado vários acontecimentos bons com os participantes do Time, por exemplo participantes que conseguiram emprego e que voltaram ao PAT como selecionador ou seja para realizar as contratações para a Empresa que trabalha. E é nosso dever fazer com que esses bons acontecimentos continuem, pois dedicamos muito trabalho e força de vontade ao Programa Time do Emprego e acreditamos muito em oportunidades e crescimento profissional.” Edson Salinas.

” O Time do Emprego é um ótimo indicador para aquele candidato que ainda não tem uma técnica específica na busca de emprego, pois nos encontros abordamos temas que vai desde a apresentação do candidato “Quem sou eu?”, Preparação de currículo, entrevista de emprego e também simulamos várias vivência do candidato na busca pelo pelo emprego, nesse caso dinâmica em grupo, então podemos dizer que o candidato sai do Time totalmente preparado para as novas exigências do mercado de trabalho” Fábio Silva.

Diversas historias passaram pelo Time do Emprego, que tem mudado a vida de diversos jovens e adultos positivamente e os encaminhando para a realização profissional e pessoal, uma dessas pessoas é Marcelo César.

“Meu nome é Marcelo César e há mais ou menos 1 ano atrás, já decidido a mudar de ramo profissional, vi um anúncio da abertura de vagas para o Time do Emprego que seria realizado pelo PAT Sorocaba. Sem saber ao certo sobre do que se tratava o Time do Emprego, resolvi fazer minha inscrição justamente para obter maiores detalhes deste evento tão intrigante.

Ao ingressarmos no curso, percebi de imediato que tratava-se eu magnífico Coach em recolocação profissional. Por muitas vezes quis fazer um curso destes, porém todos aos quais tive conhecimento sempre foram muito caros, e portanto nunca consegui realizar este desejo.E sinceramente, a participação neste curso me possibilitou a recolocação profissional na nova área em que eu buscava, pois me ensinou a utilização de ferramentas que possuímos mas que, na maioria das vezes não percebemos!

Na minha opinião, todos os trabalhadores deveriam participar pelo menos uma vez na vida do Time do Emprego para que, além de entender os mecanismos de busca e recolocação profissional que o mercado busca atualmente, também possa ter sua auto-estima engrandecida e seu senso de autoconfiança aumentada.” Marcelo César, conta sua experiência no Time.”

 

Tags:,